27-12-2023
A época de Natal já acabou, mas não se finalizou as festividades. É altura de dar resposta à tradicional questão: Onde passar a passagem de ano?
O Estrela Do Amanhecer apresenta aos nossos leitores alguns dos programas, do Barlavento ao Sotavento, para que seja mais fácil a sua decisão de onde passar a passagem de 2023 para 2024.
Na nossa viagem pelos programas, começamos no Barlavento, mais especificamente em Lagos.
A passagem do ano na Praça do Infante celebra-se, desta vez, em dois dias. No dia 30, recebe GNR e Dj Miguel Simões. No dia 31, dá a vez aos Calema e Dj TobyONE, em que fazem a festa para entrar em 2024 da melhor forma. A não esquecer dos fogos-de-artifício às 00h00.
No concelho de Aljezur, a passagem para 2024 será celebrada em Odeceixe, no Parque Ribeirinho, nos dias 30 e 31 de Dezembro. O dia 30 será marcado pelo Odeceixe, ´DJ. No dia a seguir, a música ficará a cargo de Guilherme Campos e Amigos, do Dj João Machado, e deixará de haver o espetáculo pirotécnico nas doze badaladas.
A Zona Ribeirinha de Portimão, junto ao Clube Naval, prepara-se para receber três dias de grande animação. A noite de 29 de dezembro será marcada pelos The Peakles, um tributo à banda de rock inglesa ‘The Beatles’, enquanto na noite seguinte (dia 30) o destaque pertencerá à RFM Time Machine e as despedidas a 2023 (dia 31) serão pautadas por um “Turb’Ó Baile”.
Nos três dias da programação, a Passagem de Ano em Portimão tem início previsto para as 22h00 na zona ribeirinha, estando agendado para as 00h00 de 1 de janeiro o habitual fogo de artifício, a partir das zonas ribeirinhas de Portimão e Alvor, assim como na Praia da Rocha.
A rumar para o concelho de Silves, Armação de Pêra recebe este ano na Praia dos Pescadores, às 22h00, o Dj Nuno Silva que terá a missão de levar todos os visitantes a uma viagem pelos anos 80. Para além disso, terá os fogos-de-artifício e para terminar a noite o Deejay G3 fará "mexer" o público a partir das 1h00.
No concelho de Lagoa, a praia de Carvoeiro voltará a acolher música e fogo-de-artifício para dar as boas-vindas a 2024. Os concertos vão começar com os The Switha’s Band, a partir das 22h00 de dia 31. A entrada no novo ano será festejada com fogo de artifício, na praia, e com a música de Mr. Vlalen ft DJ Ezzra até às 2h00.
Em Albufeira, o Carpeno X, ou seja, o programa específico do Réveillon aposta na coreografia aérea, num espetáculo piromusical aquático e na projeção laser, este ano com uma potência ainda desconhecida na Europa. O X da marca simboliza o mar, o céu, a praia e a cidade, sendo o centro do X o público, o qual vai continuar a ter um forte dispositivo de segurança. A Dj Rita Mendes promete elevar a madrugada ao céu, mas a passagem do ano, contada ao minuto, será apoteótica, com sonoridades que ainda estão a ser trabalhadas. A banda The Gift será a grande atração, no ano em que celebra 30 anos de carreira, incluindo no seu espetáculo um outro, “Amália Hoje”, celebrando assim os 25 anos da morte da grande diva do fado português. A festa de passagem de ano começa já no dia 30 com Richie Campbell, às 22h00.
Ainda no concelho de Albufeira, a Praia de Olhos de Água despede-se de 2023, às 22h00, com o jovem albufeirense Tomás Faísca a tocar o seu repertório de música ao vivo. Já a partir das 23h30, Sofia Brito é quem sobe a palco para um espetáculo de malabarismo com fogo. Mais tarde, quando soarem as 12 badaladas, o fogo será de artifício. A festa prosseguirá com Tomás Faísca até à 1h00.
Ao chegar ao Sotavento, em Quarteira, Dj Luís Luz faz a abertura da festa de dia 31, às 21h30, seguindo da banda portuguesa D.A.M.A, que prometem contagiar até à meia-noite com os êxitos "Às Vezes", "Não Dá" ou "Balada do Desajeitado". O Passeio Das Dunas recebe, depois dos fogos-de-artifício, a atuação de Quem é o Bob?, o coletivo musical de herança de Bob Marley.
A capital algarvia prepara dois dias de festa na zona da doca. O concerto de Pedro Mafama e a atuação do Dj Nuno Silva (23h30) aquecem o palco no dia 30. Na noite de 31, Faro recebe a festa, das 22h00 às 4h00, do "Revenge of the 2000´s", com Luciana Abreu, The Seems Band e Revenge Crew como convidados. No meio de tanta dança, recebe-se, às 00h00, o espetáculo de fogo-de-artifício.
Ao lado de Faro, temos Olhão que oferece dois espetáculos na última noite do ano: os 3AM Band, às 22h00, e os Rapazes Extremamente Divertidos (RED) a partir das 23h30. O dia de Ano Novo, 1 de janeiro, começa com a magia do Circo Dallas, que brilha a partir das 11:30 no mesmo espaço, instalado pelo Município de Olhão na frente riberirinha da cidade com o objetivo de proporcionar aos olhanenses e visitantes quatro noites de festejos com toda a comodidade.
Na Fuseta, o DJ Pantaleão, ex-locutor e animador no antigo programa televisivo Big Show SIC, vai animar a passagem de ano. A festa começa às 22h00, com um baile com o grupo fusetense “Tons de Baile”. À meia-noite, as boas-vindas ao ano novo serão dadas com um espetáculo de fogo de artifício, na Praia dos Tesos. No dia 1 de Janeiro com início às 10h30, a Praia dos Tesos será o local de encontro para o 1º banho do Ano Novo.
A 28 km de Olhão, é na Praça da República tavirense que decorre a festa a partir das 22h30, com o grupo Função Publika. À meia noite, na Ponte dos Descobrimentos, o espetáculo piromusical dá as boas vindas ao novo ano. A animação continua com a música de Dj Jinga.
Na ponta do Algarve, Vila Real de Santo António entra em 2024, na Praça Marquês de Pombal, ao som da banda vilarrealense Orquestra Sérgio Peres, às 22h30, apresentando alguns dos seus êxitos, como “Sem Ti”, “Prefiro o Inverno” ou “Nã… Passa Nada” e outros temas nunca antes interpretados ao vivo, acompanhados de efeitos visuais de vídeo e fotografia que pretendem recordar o passado do grupo.
Para terminar a noite, depois dos fogos, haverá a atuação do Dj Miax.
Além de Vila Real de Santo António, Monte Gordo recebe dois dias de música e animação, na zona poente do Casino, a partir das 22h30.
O programa de festividades começam a dia 30 com o espetáculo "I Love Baile Funk", que prometem trazer movimento, energia do funk carioca, hip hop, o Drum&Bass e o kuduro.
Duo Reflexo, Diogo Piçarra e Pete Tha Zouk animam a última noite do ano, e a não esquecer o tão requisitado fogo-de-artifício.
Por fim, este ano Vila Nova de Cacela também se junta à festa no dia 1 de Janeiro, a partir das 15h00, no Largo Manuel Cabanas, com as tradicionais Charolas. A tarde prossegue com a música de Ângelo Correia e Jaime Gomes e termina com o lançamento de fogo-de-artifício, ao início da noite.
Aqui estão alguns dos programas que irão animar a sua passagem de ano, do Barlavento ao Sotavento.
Ajudou? Qual será a sua decisão?
Foto: Cátia Rodrigues
Estrela Do Amanhecer