16-12-2024
Não sabe onde passar de 2024 para 2025 com o pé direito? Saiba aqui os grande cartazes do Sotavento ao Barlavento Algarvio, de Vila Real de Santo António a Lagos.
Começamos no Sotavento. O Município de Vila Real de Santo António preparou um programa cheio de festa e muita música para despedir-se de 2024 e dar as boas-vindas a 2025 em grande estilo.
Com cabeças de cartaz de renome, incluindo os Calema, Maninho e Danni Gato, a Câmara Municipal de Vila Real de Santo António traz uma programação diversa e atrativa, pensada para atrair turistas e residentes que queiram entrar no novo ano ao som de grandes espetáculos e muita diversão.
A conferência de imprensa de apresentação do evento contou com a presença especial dos Calema e de Danni Gato, que expressaram o seu entusiasmo em participar neste grande evento junto ao mar.
«Este é um dos momentos mais importantes da nossa agenda de eventos e é com grande satisfação que proporcionamos uma Passagem de Ano cheia de música e alegria, posicionando Monte Gordo como o local ideal para entrar em 2025», afirmou o Presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Álvaro Araújo, sublinhando o impacto positivo deste evento na promoção turística da região.
Os Calema são um duo musical de São Tomé e Príncipe composto pelos irmãos António Mendes Ferreira e Fradique Mendes Ferreira. São conhecidos pelas suas harmonias cativantes e pela mistura de estilos musicais, incluindo pop, R&B, e influências africanas.
O nome da dupla refere-se à ondulação especial da costa africana. Os seus sucessos rapidamente conquistaram o público português com canções que misturam romantismo e ritmos africanos como "A Nossa Vez" e "Te Amo". Com milhões de visualizações nas plataformas digitais, os Calema trazem a Monte Gordo um espetáculo envolvente que promete divertir e fazer desta uma noite memorável nos primeiros minutos de 2025, dando as boas-vindas ao novo ano.
Outro nome de peso no programa é Maninho, cantor e compositor que se tem destacado no cenário nacional com a sua abordagem única e envolvente de pop e música lusófona.
Para animar as noites de Monte Gordo, o cartaz conta também com Danni Gato, atualmente considerado um dos melhores DJs nacionais e a principal referência do afro house em Portugal. Natural de Faro, conta já no currículo com colaborações com Nelson Freitas, Loony Johnson e Djodje, bem como com passagens marcantes por inúmeros clubes e festivais nacionais e internacionais. São seus alguns hinos das pistas de dança como "Pedrinha," "Num Tás a Ver" ou "Imagina Só."
A programação começa a 28 de Dezembro com o espetáculo de Maninho, seguido de Galopim e DJ Miax, trazendo uma noite cheia de ritmo e energia.
No dia 29, será a vez do grupo Sugaland, que se destaca pela sua fusão de géneros musicais e espírito festivo, a que se junta o DJ Paulo Karussa, que garantirá muita animação com um set vibrante e diversificado.
No dia 30, Danni Gato assume o palco com um espetáculo eletrizante, ao qual se juntará o grupo Samba da Malta, trazendo o calor do samba brasileiro para Monte Gordo e elevando o ambiente para a grande noite de Réveillon.
As maiores surpresas estão reservadas para o dia 31. À meia-noite, as 12 badaladas serão brindadas com um magnífico fogo de artifício na Praia de Monte Gordo, marcando o início de 2025 com luz e cor sobre o mar. Aos primeiros minutos do novo ano, os Calema sobem ao palco para dar as boas-vindas a 2025 com um concerto eletrizante que promete ficar na memória de todos.
A noite contará ainda com as atuações de Duo Reflexo e do projeto «Time Travel» com Possessivo e DJ Karussa, garantindo que a celebração se prolonga até de madrugada.
A Sul de Vila Real de Santo António, temos no Cais de Alcoutim, às 22h00, animação com Ricardo Jacinto, fogo de artificio às 00h00 e para terminar a noite haverá Baile com Ângelo Correia e sua Banda. Uma organização do Município e apoio da União de Freguesias de Alcoutim e Pereiro.
Em Tavira também já foram reveladas os nomes principais do cartaz, recebendo como principal “Revenge of the 2000’s” . Saiba aqui o programa completo.
Já mais para o meio do Algarve temos Olhão e Faro.
Em Olhão, as festas da passagem de ano começam logo na noite de 27 de Dezembro e prolongam-se até 2 de Janeiro, sempre no Jardim Pescador Olhanense.
A animação, organizada pelo Município, não falta em Olhão durante estes dias, que recebe grupos como os Entre Aspas ou os Lucky Duckies, entre outros.
Os festejos que assinalam os últimos dias do ano começam com o concerto de Rita Fox Band, a partir das 21h00 do dia 27, seguindo-se às 22:00 Ricky B e às 23h00 o DJ Chic_o. A noite de 28 abre com um concerto dos Entre Aspas, pelas 21h00, seguindo-se os Bubba Brothers às 23h00.
Na noite de domingo, é o fado que abre os festejos, com a atuação de Sara Gonçalves às 21h00, seguindo-se Rafael Sousa às 22h00 e o concerto dos 3AM às 23:00. Já a noite do penúltimo dia do ano, 30 de dezembro, abre com o concerto dos 33LM, às 21h00, e às 22h00 atuam os The Lucky Duckies.
A noite de dia 31, começa, igualmente no Jardim Pescador Olhanense, com o concerto dos Ganda Banda até perto da meia-noite, quando se realizará um fantástico fogo de artifício que iluminará a Ria Formosa. Cerca de 15 minutos depois, a entrada no novo ano continua a ser festejada ao som dos Ganda Banda. O Município volta a oferecer circo aos olhanenses no dia 1 de Janeiro, a partir das 11h00.
A banda D.A.M.A., o espetáculo “Around the World”, dos produtores do Revenge of the 90’s, e Moullinex e GPU Panic são os destaques das celebrações de passagem de ano que voltam a acontecer nos dias 30 e 31 de Dezembro, na baixa da cidade de Faro.
As comemorações, com organização do Município de Faro em parceria com a Associação Cultural e Ativista da Baixa de Faro (ACABF), têm início no dia 30 de Dezembro, a partir das 22h30, com um espectáculo dos Moullinex e GPU Panic no passeio da Doca, num espetáculo imersivo em 360º. Este projeto, composto pela dupla Luís Clara Gomes e Gui Tomé Ribeiro, estabelecem uma ligação com o público através de uma viagem transformadora esbatendo as fronteiras entre o palco e a pista de dança.
Já a noite do último dia do ano contará com o aquecimento feito pelos artistas que integram o projeto “Around the World”, a partir das 21h00, seguindo-se um dos momentos altos da noite, com o concerto dos D.A.M.A, a partir das 22h30.
Às 00h00, seguir-se-á o tradicional fogo-de-artifício, momento que certamente juntará milhares de pessoas na baixa da cidade e que será outro ingrediente para uma noite inesquecível.
Após o final do concerto dos D.A.M.A. e do espetáculo pirotécnico, a festa prosseguirá já em 2025 com o regresso ao palco dos artistas do “Around the World” para a continuação de uma viagem musical ao mundo com animação garantida.
No concelho de Loulé, Quarteira foi o local eleito para acolher todos os visitantes ou residentes locais ou arredor. Os Azeitonas e DJ Kura são os eleitos para atuar como cabeças de cartaz. Saiba aqui o programa completo.
Rumando ao Barlavento, em Albufeira, regressa o programa de Fim de Ano Albufeira Carpe Nox.
Para os albufeirenses, é um dos momentos mais esperado do ano e as celebrações da despedida do “velho ano” e receção ao “novo”, começa a 30 de Dezembro, às 22h00, com o algarvio Dino D`Santiago. O artista luso cabo-verdiano vai subir ao palco da Praia dos Pescadores, para um Concerto Especial, acompanhado por uma banda com quatro dos mais consagrados músicos nacionais.
Logo de seguida, o comanda da animação ficará nas mãos da DJ Ana Isabel Arroja, que promete pô o público a dançar até às 01h00. Neste dia 30, haverá uma emissão especial da Rádio Comercial em direto da Praia dos Pescadores, entre as 19h00 e as 22h00.
Na noite de Passagem de Ano, a banda Xutos & Pontapés promete levar milhares de pessoas ao rubro, num concerto único, com alinhamento exclusivo. No espetáculo, com início marcado para as 22h00, os Xutos vão interpretar todos os grandes temas da banda, no ano em que assinalam 45 anos de carreira. O palco arrojado e interativo, com recurso a projeção vídeo, iluminação e cenografia inovadora contribui para um espetáculo imersivo e emocionante, como já vem sendo habitual nas anteriores edições do Albufeira Carpe Nox.
A contagem decrescente para dar as Boas-Vindas a 2025 começa às 00h00 no palco com um live act interativo, uma coreografia inédita sincronizada com lasers e pirotecnia aquática, juntamente com o maior espetáculo de drones já produzido em Portugal.
A animação continua pela noite dentro com o DJ Diego Miranda, considerado um dos maiores DJ`s mundiais da atualidade e o Top 1 a nível nacional.
Este ano, Albufeira integra novamente na programação de Fim de Ano, muitas outras atividades entre o final de Dezembro e a primeira semana de janeiro, nomeadamente, o Paderne Medieval, Albufeira é Natal, o Presépio ao ar livre da Guia e o Street Food Sem Fronteiras, no Largo Eng.º Duarte Pacheco. O Paderne Medieval essa viagem ao passado, terá uma duração de cinco dias, entre 28 de Dezembro e 2 de Janeiro. Toda a Aldeia de Paderne vai reviver o séc. XIV, com muito comércio, religião, espetáculos, pelejas e até um cortejo histórico que retrata a cerimónia da entrega, por D. Dinis, da Carta de Doação do Castelo de Paderne à Ordem de Avis, como já é habitual neste cartaz, no primeiro dia de Ano Novo. Chás, iguarias, vinhos e demais “comilanças” constituem também um dos grandes atrativos desta iniciativa. Os horários são distintos: dia 28 de (sábado) – 15h00 às 23h00, dia 29 (domingo) – 12h00 às 23h00, dia 30 (segunda-feira) – 12h00 às 23h00, dia 31 (terça-feira) – 12h00 às 20h00 e 1 de Janeiro (quarta-feira) – 12h00 às 21h00. Também de regresso ao Largo Eng.º Duarte Pacheco e Avenida da Liberdade está a 2.ª edição da Street Food Internacional com o chef Nuno Bergonse, de 28 a 31 de Dezembro, entre as 18h00 e as 2h00. Haverá cerca de dezena e meia de pontos de gastronomia internacional ao dispor de todos, sob a coordenação do chef Nuno Bergonse, conhecido do grande público por ter sido jurado no programa “Masterchef Portugal”, sendo um dos nomes mais conhecidos da Street Food internacional, defendendo a dinamização da relação entre quem consome e quem cozinha.
No concelho Silves, haverá o tentador programa de Fim de Ano em Armação de Pêra com o regresso às memórias da banda The Queen com um tributo. Saiba aqui o programa completo.
No concelho de Lagoa, a festa será celebrada na Praia de Carvoeiro.
A animação será feita através da "P*ta Da Loucura" a partir das 23h00, seguido de DJ MOJO que animarão a festa até às 3h00. À meia-noite haverá um espetáculo piromusical.
Esta iniciativa é organizada pela União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro e conta com o apoio do Município de Lagoa e tem como patrocinadores o Carvoeiro Plazza Hotel, Vila Medici Italian House, Restaurante O Pátio e Levels Carvoeiro.
Mais para oeste do Barlavento, a despedida de 2024 e as boas-vindas ao Ano Novo vão ser assinaladas na cidade de Portimão com ritmos contagiantes e um programa cheio de atrativos, que se prolongará pelos dias 29, 30 e 31 de Dezembro e será abrilhantado pelas atuações de Rebel Kidz Crew, Mizzy Miles e do celebrado cantor brasileiro Martinho da Vila, entre outras propostas musicais.
O programa musical decorrerá na zona ribeirinha de Portimão, entre as 22h00 e a 1h30, sendo a noite de 29 marcada pelo som dos Rebel Kidz Crew e por Mizzy Miles, um dos grandes nomes da produção nacional, especialmente no universo do hip-hop e da música urbana, somando em poucos anos de atividade sete temas de platina e outros tantos de ouro.
Na noite seguinte, o destaque caberá ao espetáculo Revenge of the 90’s, que contará com as atuações dos artistas Melão e Batatinha & Companhia.
Por fim, a passagem de ano será pautada pelas participações do DJ Nikky e do MC Luís Marvão, que aquecerão o muito público esperado para o concerto de Martinho da Vila, um dos principais nomes da música brasileira, com ligações sólidas ao samba, marcadas em mais de 30 anos de carreira, de onde se destacam sucessos como “Canta, canta minha gente”, “Devagar, devagarinho”, “Casa Bamba” e “Mulheres”, que continuam na memória de todos.
Como é tradicional, está agendado para as 00h00 de 1 de Janeiro o início do fogo de artifício, a partir das zonas ribeirinhas de Portimão (com espetáculo piromusical), de Alvor e do molhe da Praia da Rocha.
Na ponta do Algarve, em Lagos, as despedidas de 2024, serão feitas a 31 de Dezembro, pelas 22h30, ao som de Richie Campbell, um dos maiores nomes do reggae em Portugal, seguindo-se um deslumbrante fogo de artifício à meia-noite, um dos mais longos do Algarve.
O artista local MICHIE fará a abertura do concerto e, pela noite dentro, a festa continua, com animação musical e a batida evolvente do DJ Rhythm.
Na Praça do Infante, em Lagos, vai ser possível entrar em 2025 numa envolvente mágica, carregada de boas energias, boa música e na melhor companhia.
Estrela Do Amanhecer