6-6-2024
A União dos Sindicatos do Algarve, juntamente com outras entidades, organizou, ontem, no dia 5 de Junho, uma iniciativa de luta pela paz na Palestina, na Doca de Faro.
Foram cerca de 250 pessoas estiveram presentes na Doca de Faro para chamar a atenção pela paz na Palestina. O ambiente era de música, com cartazes, uma grande bandeira da Palestina, houve citações de poesias de autores palestinianos e a intervenção do representante do Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e Pela Paz no Médio Oriente (MPPM).
Esta iniciativa foi promovida pela União dos Sindicatos do Algarve, pelo Conselho Português para a Paz e Cooperação, pelo Projeto Ruído e pelo Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente, conta com o apoio e participação da Associação WallRide, pela Epopeia Sound Records e pelos seguintes artistas: Marc Noah, Cláudia Tomé Silva, Viriato Villas-Boas, Tiago Marcos, Ana Simon, Nanook, Ana Tereza, Alfaro, Mauro Amaral, Tiago Rêgo, Daniel Kemish e RAGZ.
Perante a «barbárie» que se vive em Gaza e na Palestina, os povos têm saído à rua exigindo um cessar-fogo imediato e permanente numa guerra cruel que já retirou a vida a mais de 35 mil pessoas, sobretudo mulheres e crianças.
«É urgente impor o livre acesso de toda a ajuda humanitária à Faixa de Gaza; é urgente obrigar à retirada israelita de todos os territórios ocupados; é inadiável que se cumpram os direitos nacionais do povo palestiniano», refere a União dos Sindicatos do Algarve.
«A guerra não é solução, o futuro da Humanidade só se constrói em princípios de diálogo, solidariedade, cooperação e paz», acrescenta.
Para além desta manifestação, está em vigor uma petição para o reconhecimento do Estado da Palestina por Portugal, que se encontra em formato online.
Fotos: Cátia Rodrigues
Estrela Do Amanhecer