18-10-2024
Tavira, Loulé e Portimão não deixam em branco a data que marca o Dia Municipal Da Igualdade e promovem diversas atividades até ao final do mês de Outubro.
O Município de Tavira, sobre o Dia Municipal da Igualdade, que se assinala a 24 de Outubro, organiza um programa, no sábado, dia 26, com início às 16h00, no Clube de Tavira, que procura abordar as várias faces da luta pela igualdade, nomeadamente, uma conversa em torno da igualdade de género.
Este momento conta com a moderação de Bernardo Mendonça (jornalista do semanário Expresso desde 2001) e tem como oradoras Maria Seruya (artista motivacional dedicada ao tema do envelhecimento e fundadora do projeto “Velhas Bonitonas”), Sara Baptista (doutorada em Microbiologia e Parasitologia) e Mirian Tavares (doutorada em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Lutar pela igualdade é falar de feminismo, pelos direitos de todas as mulheres, tendo em consideração a diversidade do grupo. A opressão de género ao ser trabalhada em relação a outros tipos de opressão sofridas pelas pessoas, nomeadamente, racismo, xenofobia, machismo, sexismo, classismo, etarismo, Lbgtqfobia e até gordofobia tende a lutar contra todas as formas de discriminação.
Um novo conceito tem vindo a ser utilizado na defesa pelos direitos humanos: a interseccionalidade. Esta nova forma de combater as opressões leva, antes de mais, as mulheres e pessoas em geral a reconhecer que podem ser oprimidas, mas também transformarem-se em opressoras.
A par deste momento, está agendado, às 22h00, no mesmo local, o concerto “Fado Bicha”. Um duo musical e ativista português formado por Lila Fadista e João Caçador.
Já em Loulé está a marcar a Semana Municipal para a Igualdade, com um programa de iniciativas que fazem parte do Plano Municipal para Igualdade de Género e Não Discriminação deste Município, de 17 a 31 de Outubro.
Este Plano contempla comemorações associadas à temática de igualdade de género, nomeadamente do Dia Municipal para a Igualdade e, este ano, a autarquia louletana irá dinamizar quatro ações, para os diferentes públicos.
Hoje, dia 18, entre as 18h30 e as 20h00, a Biblioteca Municipal de Loulé promove mais uma sessão do Ciclo de Conversas “Semear Hoje…Colher o Amanhã…”, subordinada ao tema “Bem-Estar no Envelhecer, Estratégias de Bem-Estar na Demência”, que contará com a participação da terapeuta ocupacional, Patricia Paquete.
“Ser mulher … ontem e hoje” é a atividade que acontece no dia 21, às 18h00, no Auditório Cândido Guerreiro, Escola Profissional de Alte, em Alte. Constitui uma pequena homenagem a Albertina Madeira, uma altense que, aos 101 anos de idade, continua a dirigir o jornal “Ecos da Serra”. Este será um momento de reflexão sobre o paralelismo de duas realidades temporais diferentes no papel da mulher na sociedade. Entre os/as participantes estará, além de Albertina Madeira, a jornalista Fúlvia Almeida e o presidente da Junta de Freguesia de Alte, António Martins.
Numa ação dirigida à comunidade escolar, “A profissão de engenheira ou arquiteta é para mim?” é uma iniciativa que consiste na auscultação aos alunos e alunas do ensino secundário do concelho de Loulé, sobre a pretensão de escolha dos cursos superiores, nas áreas de Engenharia e Arquitetura. Esta ação decorre no período de 21 a 31 de Outubro.
Finalmente, a atividade física vai estar em destaque na iniciativa “Caminhar pela Igualdade”. A caminhada será realizada no dia 26, em parceria com a Junta de Freguesia de Boliqueime, e contará com um percurso de 6 Kms, com início (às 15h00) e términos em frente à nova sede desta Junta. Aliada a esta iniciativa estará a vertente solidária, já que as pessoas participantes são convidadas a entregar um bem alimentar, no ato da sua inscrição, para depois ser distribuído a uma instituição de solidariedade social do concelho.
O Plano Municipal para Igualdade de Género e Não Discriminação de Loulé visa dar resposta aos objetivos da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação - Portugal + Igual 2018-2030 e aos respetivos Planos Nacionais de Ação, pelo período de quatro anos (2023-2026). Tem como objetivo promover o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, na sua participação coletiva em sociedade e a eliminação de estereótipos de género nas várias esferas.
Ao desenvolver as ações que se encontram vertidas neste Plano, o Município de Loulé demonstra o compromisso público relativamente às questões de igualdade, que incidem numa dimensão interna (intervenção ao nível da estrutura interna da Câmara) e externa (intervenção ao nível do território, nos diversos domínios de atuação da Câmara).4
Além destes Municípios, Portimão não ficou de fora e vai celebrar o Dia Municipal para a Igualdade com um conjunto de atividades entre os dias 24 e 26 de Outubro, sensibilizando para a importância de uma comunidade cada vez mais inclusiva.
O Dia Municipal para a Igualdade, que se assinala a 24 de outubro, começará com o hastear simbólico da “Bandeira Arco-íris”, oferecida ao Município de Portimão pela Associação Xis, numa cerimónia marcada para as 9h30 no edifício da Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes.
De seguida, o mesmo espaço cultural recebe o workshop de desenvolvimento pessoal ”Vejo-te - Capacidade de Reconhecer quem é o outro e a sua história“, a cargo da formadora Silvia Abreu, presidente da Associação Tocar n´Alma,
Esta sessão de capacitação na temática da violência de género, namoro e bullying tem como público-alvo professores, educadores e assistentes operacionais técnicos, proporcionando a troca de experiências e de histórias, assim como a dinamização de práticas e ideias para aplicar em contexto escolar.
De inscrição gratuita e obrigatória, limitada à lotação da sala, os interessados deverão manifestar o seu interesse em participar no workshop através do email saude.cidadania@cm-portimao.pt.
Desde 2010, o Dia Municipal para a Igualdade é celebrado a 24 de Outubro por centenas de organizações representativas da sociedade civil e da esfera pública de todo o território português, com vista à promoção dos valores da Igualdade, Inclusão e Participação.
Estrela Do Amanhecer