28-10-2024
O Presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau, atribuiu quarta-feira, dia 23 de Outubro, no âmbito da 35.ª Cimeira Luso-Espanhola, as Chaves de Honra da Cidade ao primeiro-ministro de Portugal, Luis Montenegro, e ao Presidente do Governo de Espanha, Pedro Sánchez.
Numa cerimónia que decorreu no salão nobre dos Paços do Concelho de Faro, logo após a tradicional foto de família com os Governos de ambos os países, o Presidente da Câmara Municipal de Faro começou por salientar “a honra de receber em Faro os Chefes de Governo de Portugal e de Espanha, que «a partir de agora, ficam de forma indelével e permanente, vinculados à nossa cidade».
«Mas é ainda um maior motivo de orgulho que Faro tenha sido a cidade escolhida para, no atual e complexo contexto geopolítico, acolher uma cimeira ibérica que permitirá reforçar as históricas relações bilaterais entre Portugal e Espanha e ajudar a dar respostas conjuntas aos muitos desafios que temos pela frente e, dessa forma, afirmar a coesão territorial entre os nossos países e contribuir para o reforço da unidade da União Europeia», continuou Rogério Bacalhau, elencando desafios globais como «as mudanças climáticas, crises migratórias, tensões comerciais, a evolução tecnológica, a inteligência artificial ou o ressurgimento de disputas territoriais ou por recursos naturais», que «terão de ter respostas cada vez mais colaborativas».
O Presidente da autarquia aproveitou ainda para deixar um repto aos dois chefes de governo relativamente aos desafios comuns de ambos os países, em particular no sul de Portugal e Espanha.
«Um deles diz respeito à seca e à gestão da água, um recurso insubstituível e um tema em que Portugal e Espanha terão de continuar a trabalhar de forma conjunta e coordenada, liderando estes temas no âmbito da União Europeia, de forma a garantir a sustentabilidade deste recurso tão precioso para as nossas comunidades nas próximas décadas», referiu.
A este junta-se outro desafio, referiu o autarca, que passa pela importância das ligações ferroviárias entre Portugal e Espanha.
«Além da importância estratégica das ligações de alta velocidade entre Lisboa – Madrid e Porto – Vigo, que vemos como urgentes, será de justiça fazer avançar uma ligação ferroviária entre Faro, Huelva e Sevilha. Ao fazê-lo, estaremos a contribuir para o futuro e para o desenvolvimento económico, social e ambiental da Euroregião, bem como para a coesão dos nossos territórios com o resto da Península Ibérica e da Europa», reforçou Rogério Bacalhau.
Após a cerimónia, teve lugar uma curta visita e encontro entre o Primeiro-Ministro de Portugal e o Presidente do Governo de Espanha no Museu Municipal de Faro, tendo-se seguido as várias reuniões bilaterais ministeriais no Palácio Fialho.
Entre os vários acordos assinados pelos governos de Portugal e Espanha no âmbito da Cimeira Luso-Espanhola, foi entretanto anunciado um compromisso de avançar com estudos de fluxos de mobilidade e análises do custo-benefício para a ligação ferroviária entre Faro e Huelva.
Estrela Do Amanhecer