3-12-2024
O passado, o presente e o futuro vão pautar as comemorações oficiais do Dia da Cidade de Portimão, que se cruzarão em diversos momentos altos, culminando um intenso ano de celebrações pelo centésimo aniversário de elevação à categoria de cidade, de 1 a 19 de Dezembro.
Foi precisamente há um século que a cidade iniciou um percurso de crescimento e progresso, na sequência da elevação da então Vila Nova de Portimão pelo seu mais ilustre filho, Manuel Teixeira Gomes, Presidente da República Portuguesa em 1924, o que representou um marco na vida coletiva dos portimonenses e servirá de pretexto para que a comunidade evoque o seu legado, reafirmando o que a define: a força das suas gentes, o respeito pela história comum e a ambição de construir um futuro sustentável e inclusivo.
Nesse sentido, um dos destaques pertencerá à exposição “Portimão 2034 – O Futuro em 100 Projetos”, que ficará patente no emblemático edifício Al-Faghar, outrora um centro vibrante de comércio e que reabre agora as suas portas para apresentar uma visão inspiradora do futuro da cidade, projetada em cem iniciativas que irão moldar a próxima década.
Distribuída por quatro pisos, a exposição será inaugurada no Dia da Cidade e combina tradição e inovação, apresentando projetos que promovem a regeneração urbana, a sustentabilidade ambiental e a inovação social. Desde a revitalização do centro histórico às novas funções das zonas ribeirinhas, os visitantes poderão descobrir iniciativas que priorizam a inclusão, o bem-estar e o crescimento sustentável.
Num espaço interativo, todos são convidados a partilhar ideias e contribuir ativamente para o futuro de Portimão, que celebra o seu passado ao mesmo tempo que abraça com propósito e visão coletiva os desafios dos próximos 10 anos.
Em termos de presente, nada melhor do que proporcionar áreas de convivência, como o Jardim Gonçalo Ribeiro Telles, que passa a ser um novo espaço verde e de lazer no coração de Portimão com uma área de cerca de 12.000m² e vegetação autóctone de baixa necessidade hídrica.
O novo jardim, a inaugurar no dia 14 de Dezembro, homenageia Gonçalo Ribeiro Telles, um dos mais renomados arquitetos paisagistas portugueses, e vai devolver à cidade um espaço central que ganha vida nova como área de convívio e bem-estar, destinada a vivências urbanas e marcando um importante passo na valorização do património e na promoção de um futuro mais verde e inclusivo para Portimão.
Uma vez que se deverá perspetivar o futuro de Portimão com os pés assentes no presente, honrando o rico passado desta terra e de quem a tem moldado, serão atribuídos títulos honoríficos a cidadãos que se notabilizaram pelo extraordinário contributo nas áreas Social, de Serviço Público, do Associativismo e da Cultura, como reconhecimento pelo relevante papel em prol da comunidade local, num dos atos públicos que constam do programa especial preparado para 11 de Dezembro.
Antes disso a programação já arrancou no dia 1 de Dezembro, com o concerto de abertura das comemorações oficiais do Dia da Cidade, marcado para as 21h00 no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, a cargo da Banda da Sociedade Filarmónica Portimonense, num espetáculo repleto de memórias, emoções e surpresas.
Hoje, dia 3 de Dezembro, justifica uma referência a apresentação do livro “O Correio no Concelho de Portimão”, da autoria de Miranda Mota, que investigou o período entre 1853, ano da introdução do selo adesivo em Portugal, e a atualidade, com destaque para a caracterização das freguesias do concelho e a descrição dos serviços prestados pelas estações e postos de correio.
A sessão terá início às 18h00 na Biblioteca Municipal de Portimão e integra a inauguração da exposição filatélica “100 Anos da Cidade de Portimão”, que poderá ser vista até dia 7.
O mesmo espaço cultural acolhe, amanhã, dia 4 de Dezembro, a cerimónia de entrega do Prémio Literário Manuel Teixeira Gomes e apresentação das obras vencedoras, visando este certame estimular a criação de novelas e homenagear o escritor e antigo Presidente da República, natural de Portimão.
O Município de Portimão celebra anualmente, a 5 de Dezembro, o Dia Municipal do Voluntariado para enaltecer o esforço dos voluntários, salientando os valores de entreajuda e sentido de comunidade.
A data coincide com o Dia Internacional do Voluntário e o programa deste ano, que decorrerá ao longo da manhã na Casa Manuel Teixeira Gomes, contempla a realização de uma conversa aberta destinada à partilha de experiências nesta vertente social, bem como a apresentação da nova Plataforma do Voluntariado de Portimão e da proposta do regulamento do Novo Prémio Municipal do Voluntariado.
O destaque do dia 7 de Dezembro (às 17h00) é a inauguração no Museu de Portimão da exposição “Querubim Lapa: Pintura e Cerâmica”, que ficará patente até 27 de Abril.
Esta exposição antológica, com curadoria de Sofia Nunes, evoca o centenário do artista, natural de Portimão, que desenvolveu uma vasta obra, muito significativa para a arte moderna em Portugal.
Querubim Lapa (1925-2016) distinguiu-se pela dupla faceta do seu trabalho, num constante diálogo entre pintura e cerâmica, que a mostra organizará em sete núcleos, dispostos cronologicamente nos dois pisos do Museu, onde se apresenta um total de 94 obras, produzidas entre 1946 e 1994.
No âmbito da programação artística criada pela Lavrar o Mar – Cooperativa Cultural para celebrar o centenário da elevação de Portimão à categoria de cidade, o Parque de Feiras e Exposições recebe nos dias 7, 8, 13, 14 e 15 de Dezembro a performance “Terces”, protagonizada pelo artista circence Johann Le Guillerm, criador singular e vencedor de inúmeros prémios internacionais.
A manhã de 8 de Dezembro vai ter uma componente de religiosidade, com a celebração às 10h00 da missa solene em honra de Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Portimão, a que se seguirá procissão por algumas ruas da cidade, a partir da Igreja Matriz, com a presença do Bispo do Algarve, D. Manuel Neto Quintas.
No mesmo dia, às 10h00, a Tapada da Penina vai ser o ponto de partida para a ‘Marcha Corrida Dia da Cidade’, uma organização da Câmara Municipal de Portimão e do Instituto Português do Desporto e Juventude, existindo a possibilidade de os participantes realizarem um de dois percursos (5 ou 7 Km).
No dia 9 vai ser marcado pela cerimónia de homenagem aos professores que durante o ano letivo 2023/2024 passaram ao regime de aposentação, marcada para as 15h00 no salão nobre dos Paços do Concelho.
Para as 18h00 está agendado o lançamento do álbum “Portimão – 100 Anos, 100 Fotografias”, de Carlos Osório, que decorrerá no auditório do Museu de Portimão.
Este projeto nasceu da vontade do autor em contar a história de uma cidade através do olhar singular de cada fotografia, privilegiando as pessoas, os protagonistas que, com suas ações e vivências, construíram o tecido social portimonense: operários, pescadores, bombeiros, professores, comerciantes, médicos e enfermeiros, desportistas, artistas, religiosos e políticos, que deixaram uma marca indelével na história da cidade.
A 10 de Dezembro, e para além da sessão de apresentação dos projetos relativos ao Orçamento Participativo Jovem – Portimão 2024/2025, terá lugar às 21h00 no TEMPO o concerto comemorativo do 100.º aniversário da cidade, intitulado “Gente Singular” e da autoria de Bernardo Sassetti.
O espetáculo, apresentado em 2010 no TEMPO, será agora reposto com Francisco Sassetti no piano e Filipa Pais na voz, acompanhados pela Orquestra Sinfonietta de Lisboa, sob direção do maestro Vasco Pierce de Azevedo.
Como é habitual, as comemorações no dia 11, Dia da Cidade, arrancarão às 9h00 no Largo 1º de Maio com o Hastear da Bandeira, onde participarão a Banda da Sociedade Filarmónica Portimonense, a Fanfarra da Associação de Bombeiros Voluntários de Portimão, a Sociedade Columbófila de Portimão, a PSP, a GNR, a Polícia Marítima – Capitania e a Associação de Fuzileiros do Algarve, sendo o hino nacional interpretado pela cantora Joana Pires.
Um dos pontos altos da sessão solene, que terá início às 10h00 no salão nobre dos Paços do Concelho, será a atribuição de títulos honoríficos a dez cidadãos que se distinguiram pelo seu contributo para a sociedade, precedidos dos discursos da presidente da Assembleia Municipal de Portimão, Isabel Guerreiro, e do presidente da Câmara Municipal de Portimão, Álvaro Bila.
De tarde, a partir das 14h30, realiza-se uma sessão especial de atribuição de medalhas comemorativas do centenário da cidade a figuras que desempenharam cargos políticos, associações e coletividades, lojas e estabelecimentos comerciais, reconhecendo publicamente o seu papel fundamental, ao longo deste último século, para o progresso e desenvolvimento de Portimão.
Entre as 12h00 e as 19h00, a Praça 1.º de Maio recebe a instalação itinerante “La Transmutante”, a cargo de Johann Le Guillerm, que utilizará 450 barrotes de madeira de 3 metros de comprimento, dez manipuladores e um mestre de obras.
A criatura de madeira, que é mantida unida pelo entrelaçamento dos blocos de madeira, e o artista circense iniciam uma marcha lenta e mutante, criando um espaço lúdico que varia em função da paisagem que os acolhe, numa proposta artística também com a chancela da Lavrar o Mar.
Para além da inauguração da exposição “Portimão 2034 – O Futuro em 100 Projetos” (17h30 no edifício Al-Faghar), às 19h00 serão cantados os parabéns a Portimão na Praça da República, seguindo-se degustação do bolo gigante de aniversário.
De referência ao dia 13 de Dezembro para o lançamento do livro “A Máquina de Guerra de Putin”, de João Porfírio e Rui Pedro Antunes, que terá lugar a partir das 18h00 na Biblioteca Manuel Teixeira Gomes, enquanto na manhã do dia seguinte será festejado o 17.º aniversário do Mercado Municipal de Portimão, onde será inaugurado um espaço multiusos, que apresentará a exposição “100 Anos, 100 Sardinhas”, reunindo os projetos vencedores no âmbito do concurso com o mesmo título.
Por fim, dia 19 é a data escolhida para a Gala do Desporto – Homenagem aos Campeões Portimonenses da época 2023/2024, a realizar a partir das 18h30 no Portimão Arena, apenas restrita aos atletas, mas com transmissão em direto no Facebook do Município.
Pelas 19h30, tem início o projeto “Esta é a minha cidade e eu quero viver nela”, que também faz parte da programação criada pela Lavrar o Mar e tem como encenadora a atriz Joana Craveiro.
Com novas saídas nos dias 20 e 21 de Dezembro, nesta edição especial o Teatro do Vestido propõe-se descobrir uma cidade que é, de certa forma, estrangeira, na qual os intérpretes conduzem os espectadores pelas ruas, desvendando as suas memórias, enquanto constroem uma Portimão nova, para que venham a desejar viver nela também.
Muitas outras propostas fazem parte das festividades que assinalam o 100.º aniversário da cidade de Portimão e que contam com a participação empenhada das forças vivas do concelho, podendo o programa detalhado ser consultado aqui.
Estrela Do Amanhecer