9-9-2024
O sonho, que foi desenhado há muitos anos, foi realizado no dia 7 de Setembro. A Associação Algarvia de Pais e Amigos de Crianças Diminuídas Mentais (AAPACDM) conseguiu ter novas instalações, que incluem um lar residencial e um Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) para dar respostas à melhoria de qualidade de vida das pessoas com deficiência.
Segundo Sandra Gonçalves, diretora de serviços e vice-presidente da direção da Associação Algarvia, este projeto transformou-se em realidade através da candidatura ao CrescAlgarve 2020, em 2018. Foi aprovado em 2020 e as obras iniciaram-se em 2022 para terminaram na assistida inauguração a 7 de Setembro de 2024. A obra teve um investimento de 5 milhões de euros e teve a ajuda da empresa Rolear On.
Este era um sonho não só da Associação, mas também das famílias que já conseguem cuidar dos seus filhos em casa, «era (um sonho) de todos nós, aqui conseguimos crescer».
A diretora de serviços referiu, ainda, que as instalações localizadas na baixa de Faro, na rua do Compromisso, já eram limitadas para o nível de crescimento das respostas sociais que tinham, mas que essas vão continuar em funcionamento com a unidade de formação profissional, apesar de a sede ser agora no novo edifício.
Nas novas instalações pode-se encontrar duas respostas sociais: um centro de atividades e capacitação para a inclusão (CACI) com capacidade para 30 jovens, que funcionará das 9h00 às 17h00 durante a semana, e encontra-se um lar residencial com a mesma capacidade e funcionará ao longo do ano, em que se tentou criar um «espaço familiar e não tanto institucional das pessoas que aqui residem», refere Sandra Gonçalves.
Apesar de ainda ser uma conquista recente, a Associação já pensa de um possível novo lar residencial ou CACI, mas vai depender dos financiamentos, visto que o projeto já está feito.
O nome do novo edifício não foi ao acaso, homenageando aquela que foi a sede duranre 60 anos, colocando-se o nome de “Compromisso”.
Durante a cerimónia foram feitas as assinaturas de acordos de cooperação para o centro de atividades de capacitação para a inclusão e para o lar residencial, entre a Associação Algarvia e o Instituto de Segurança Social, onde Margarida Flores, diretora distrital do Instituto de Segurança Social, Jorge Leitão, presidente da Associação Algarvia e Filomena Magalhães, tesoureira da Associação, assinaram.
No discurso de Clara Marques Mendes, secretária de Estado da Ação Social e da Inclusão a governante explica que «é uma área que requer uma atenção especial. Nós todos muitas vezes falamos da inclusão, que é preciso ter uma sociedade mais inclusiva, que todos temos de ter igualdade de oportunidade, mas há muito que fazer. Há um caminho ainda muito longo a fazer. Tem sido dado passos, mas acho que temos que ser ainda mais ambiciosos, que a nossa ambição vai se tornar que a sociedade seja ainda mais justa»
«Temos que olhar aquilo que é preciso, temos que trabalhar com as instituições. Estamos a ouvir o máximo de instituições, entidades e de organizações que trabalham com pessoas com deficiência para perceber o que faz toda a diferença na vida das pessoas. Há questões de acessibilidade que não fazem sentido ainda não existirem», concluiu.
A inauguração também contou com a presença de Rogério Bacalhau, presidente da Câmara Municipal de Faro, José Apolinário, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve e Clara Marques Mendes, secretária de Estado da Ação Social e da Inclusão.
Antes, o dia 7, Dia do Município de Faro, começou com a Missa de sufrágio pelos funcionários e autarcas da Câmara Municipal de Faro, Hastear de bandeiras, visita a habitações a custos controlados na Estrada Senhora da Saúde, visita ao conjunto habitacional de Montenegro, visita à habitação social da Rua Ludovico Menezes, e por fim a inauguração retrada anteriormente.
O Estrela Do Amanhecer esteve presente também na visita da habitação social da Rua Ludovico Menezes e o que se sabe é que está previsto a conclusão a Junho de 2025 e terá um espaço para o grupo Lethes.
Texto/Fotos: Cátia Rodrigues
Estrela Do Amanhecer