1-12-2022
A banda algarvia Íris e o Desfile Trapalhão são algumas das atividades programadas que regressam aos “palcos” armacenenses para animarem as principais quadras festivas, Fim de Ano e Carnaval 2023.
Os dois maiores eventos do cartaz cultural da vila, o Fim-de-Ano e o Carnaval, foram temas de conversa na reunião do dia 23 de Novembro, entre o executivo da Junta de Freguesia e as instituições sediadas e/ou que exercem a sua atividade em Armação de Pêra, e com as quais a autarquia firma, anualmente, protocolos de cooperação através do Programa de Apoio às Instituições da Freguesia de Armação de Pêra (PAIFAP).
Na reunião decidiu-se que a banda Íris, como cabeça de cartaz deste ano, a atuação de um DJ (por revelar) e o espetáculo tradicional de fogo-de-artifício, lançado sob o céu da baía, serão os elementos fundamentais para a Passagem de Ano 2022-2023.
Para o Carnaval 2023, vai voltar a se realizar, desta vez com o tema “Televisão”.
Os carros alegóricos serão construídos e preparados no estacionamento público, com o apoio financeiro da Junta de Freguesia e daí sairão para os desfiles.
Na manhã de dia 17 de Fevereiro, decorre o Desfile Infantil, às 15h00 do dia 19 será o Desfile Carnavalesco de Domingo e na terça-feira (21) será o Desfile Trapalhão. Por definir ficou a realização do Enterro do Entrudo.
O Arraial de Carnaval é certo que se vai realizar, com música ao vivo e barraquinhas de comes e bebes, na zona da lota, onde os desfiles habitualmente terminam.
O executivo armacenense convidou as instituições com interesse e disponibilidade para “explorarem” bares de apoio em um ou nos dois eventos, a fim de os dinamizarem e de angariarem receitas próprias. As associações responderam de forma positiva, e foram elas o clube de futebol “Os Armacenenses”, o Clube dos Veículos Clássicos do Barlavento, a associação BTT Algarve Maniacs, a Associação de Pescadores e a Associação de Pais das Escolas de Armação de Pêra, Pêra e Alcantarilha.
Na programação de atividades destas épocas festivas está marcado para o dia 7 de Dezembro a tradicional Caminhada de Pais Natais, às 10h00.
A atividade é gratuita, os menores de 15 anos deverão estar acompanhados, e para participar basta vestir um fato de Pai Natal e sair para a rua, seja de bicicleta ou a pé. A caminhada começa junto ao Hotel Holiday Inn e tem um propósito solidário de ajudar famílias carenciadas. A Junta de Freguesia estará a receber bens alimentares para juntar ao cabaz.
Para além desta, as outras duas tradições estão de volta à vila. O mergulho de Pais Natais, no dia 25 de Dezembro, e o Mergulho de Ano Novo, no dia 1 de Janeiro, realizam-se às 11h00, em frente ao Hotel Holiday Inn e na participação todos são bem-vindos.
Para o Natal, quem for mais corajoso pode vestir fato de banho ou mesmo fato de Pai Natal, levar toalha, e dar um mergulho no mar ou mesmo molhar os pés.
A organização agradece o donativo, que será para as associações “Espaço Amigo” em Armação de Pêra, e a Gaivota, em Albufeira.
Para o Ano Novo é a mesma iniciativa, mas vestidos de pijama.
Depois dos mergulhos, os participantes podem-se recuperar no hotel com o “Hot Bomba” no dia de Natal e um chocolate quente no Ano Novo.
Para mais informações contactar a organização Clube dos Veículos do Barlavento.
No Natal está previsto o acender das luzes de Natal pelas ruas da vila algarvia, e a "Aldeia Natal" com a visita do Pai Natal nos dias 17 e 18 de Dezembro, inserida no programa da Câmara Municipal de Silves.
Texto: Estrela do Amanhecer| Região Sul
Foto: Íris