30-8-2023
O Município de Albufeira critica a Algar pelos maus serviços prestados no que toca à reciclagem.
Esta não é uma situação nova, mas que se vem agravando de ano para ano, sobretudo durante os meses de verão, quando a produção de resíduos quadruplica ou quintuplica devido à pressão turística.
Em Albufeira, à semelhança de outros municípios da região, a recolha de resíduos recicláveis dos ecopontos e ilhas (papel e cartão, plástico, metal e vidro), da responsabilidade da Algar, não é feita com a frequência devida e os resíduos ficam espalhados pelo chão, acumulando-se à volta dos referidos equipamentos, por vezes por vários dias, provocando problemas de insalubridade, agravados pelas altas temperaturas que se têm feito sentir este verão.
«Esta situação é péssima para a imagem de Albufeira, uma vez que a Algar é constituída em 56% pela Empresa Geral de Fomento (EGF), do Grupo Mota Engil, e em 44% pelos municípios do Algarve. Os municípios estão, portanto, em minoria, não exercendo qualquer poder de influência no que diz respeito à parte operacional da empresa», sublinha o presidente da Câmara Municipal de Albufeira.
A Algar, através de contrato firmado com o Estado, tem a concessão dos ecopontos e da gestão dos aterros sanitários da região algarvia até 2034.
José Carlos Rolo refere que a recolha indevida dos recicláveis por parte da empresa, já se faz sentir, também, em outras épocas do ano, pelo que «a Câmara Municipal de Albufeira repudia veementemente esta situação que penaliza o Município e o próprio cidadão», que sente que os impostos que paga para o efeito na fatura da água, não correspondem ao serviço prestado, gerando revolta e mau estar, manifestando a sua indignação diariamente através de criticas publicadas nas redes sociais ou/e de reclamações formais junto dos serviços.
O autarca compreende e está solidário com a indignação demonstrada pela população e até por turistas e afirma que «já, por diversas vezes, reportou a situação à Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR), a solicitar a sua intervenção para resolver o problema».
Para colmatar a recolha ineficiente efetuada, o Município de Albufeira, através da Luságua, desenvolve esforços diários para minimizar a situação, limpando e recolhendo o lixo à volta dos ecopontos e das ilhas, por forma a garantir as necessárias condições de salubridade.
Estrela Do Amanhecer