31-10-2022
O Município de Faro voltou a celebrar o aniversário da Convenção da cidade, que se assinalou dia 27 de Outubro, com o anúncio da preparação de uma conferência internacional que se irá realizar em Outubro de 2023.
A conferência internacional congregará especialistas nacionais e internacionais na discussão dos modelos e práticas de envolvimento das comunidades na gestão do Património Cultural, e o seu impacto na implementação de modelos de desenvolvimento urbano sustentáveis.
A Convenção-Quadro do Conselho da Europa sobre o Valor do Património Cultural para a Sociedade, assinada em Faro a 27 de Outubro de 2005, sublinha a importância do património cultural enquanto parte integrante dos Direitos do Homem e da democracia.
A Convenção marca um ponto de viragem no pensamento e prática patrimonial ao entender o património cultural como uma matéria que é «de todos e para todos».
Com seis assinaturas e 21 ratificações de países europeus, este documento define o Património Cultural como elemento dinamizador de uma cidadania aberta, em que se cruzam variadas pertenças e se dá o encontro entre herança, memória e criação.
«Isto prevê uma cultura de paz e respeito pela diferença onde o património cultural desempenha o papel de aglutinador e fator de aproximação, compreensão e diálogo, trazendo à discussão questões que importam ser debatidas e exploradas», refere a autarquia.
É com isto em mente que o Município assume a importância desta Convenção, cujo nome é atribuído pela cidade, levando a cabo um vasto programa de iniciativas em colaboração com a Cátedra Unesco da Universidade de Delft e a Universidade do Algarve.
Os memorandos de entendimento para o efeito foram assinados no evento internacional Faro Convention Warm-Up, realizado a 27 de Outubro de 2021 no Teatro Lethes, que juntou especialistas e doutorandos de mais de uma dezena de países.
Neste âmbito destacam-se os Faro Convention Labs, onde uma dezena de alunos do Mestrado em Arquitetura da Universidade Tecnológica de Delft desenvolveram, nos meses de Abril e Maio, diversas iniciativas com os farenses e os seus visitantes, chamando-os a discutir os valores patrimónios da cidade, e que resultarão num melhor conhecimento para a sua gestão.
Estrela do Amanhecer