24-3-2023
O Município de Faro inaugurou hoje, às 10h00, a Mata do Liceu, após 1 ano e 7 meses de requalificação.
Foram um ano e sete meses de requalificação, mas passou por cinco anos de projeto desde o lançamento do concurso em 2017, o início das obras e a inauguração da Mata do Liceu, que ocorreu hoje, dia 24 de Março.
O objetivo deste projeto foi dar novas funções à mata sejam para as crianças ou para os que querem fazer desporto, para o público em geral que queira dar um passeio como antes fazia, fez-se caminhos mais amplos que vão dar às diversas funções do espaço, criou-se solos nutritivos para dar vida às árvores, vitalizar o espaço, dar condições de vida ao coberto vegetal, melhorar as condições no solo e criar condições de conforto para os munícipes.
Além disto, as árvores foram peugadas, ou seja houve uma limpeza e a conservação da sua copa natural.
Antes, muitas plantas estavam mortas, devido ao mau solo.
Por isso, na requalificação, foi melhorado o solo, plantou-se 280 novas árvores desde pinheiros a eucaliptos, conseguindo manter, ainda, algumas das que já lá estavam.
Um trabalho árduo de colocar infraestruturas e de obras, mas foi feito sem ferir os seres vivos que lá estavam.
Esta intervenção teve como principio o respeito pelo desenho inicial potenciando a sua diversificação para todas as idades, recuperar árvores e arvoredos, introduziu novos espaços tais como um campo de basquetebol, e zonas de convívio e piquenique.
Os projetistas tiveram o cuidado com a água, colocando pequenos lagos de retenção para não escorrer só por si, mas também reter para os dias a seguir, originando humidade para as espécies sobreviverem.
Esta obra teve um investimento de 1 milhão de euros.
Rogério Bacalhau destacou que é importante cuidar do que é "nosso".
«Temos que pedir às pessoas para zelarem o espaço, não grafitar, tratar bem aquilo que é nosso», destaca Rogério Bacalhau, presidente da Câmara Municipal de Faro.
A partir de amanhã, começam os tratamentos de manutenção que ficaram a cargo, não só da Câmara, mas também da Junta de Freguesia, que já o fazia desde há quatro anos.
A requalificação esteve a cargo de José Reis e dos seus irmãos Paulo e Miguel, da Arquijardim, e do arquiteto Brito.
A ideia de José Reis foi criar e relembrar a ligação que a Mata do Liceu teve ao longo da história e tem com a Ermida de Santo António do Alto, ao fazer com que os caminhos dessem até lá.
O presidente da Câmara não escondeu o seu orgulho pela obra ter sido realizada.
«A minha satisfação é que temos Mata para mais 20 ou 30 anos, se não o tivéssemos feito esta intervenção, certamente não tínhamos Mata», conclui Rogério Bacalhau.
Fotos/Texto: Cátia Rodrigues
Estrela Do Amanhecer