15-12-2023
A Assembleia Municipal aprovou, no dia 13 de Dezembro, o maior orçamento que alguma vez Lagoa teve, no valor de mais de 61 milhões de euros.
Desta forma, 2024 será o ano em que o Município de Lagoa terá a maior disponibilidade financeira.
Aprovado pela maioria, o orçamento e as grande opções do plano (GOP) para o próximo ano, contou com 15 votos favoráveis da bancada do Partido Socialista, com nove votos em abstenção (1-PS, 3-PSD, 1-BE, 1-CDU, 3-Movimento Lagoa primeiro) e um voto contra do Chega.
A proposta de Orçamento e das Grandes Opções do Plano do Município de Lagoa vem de encontro à estratégia definida pelo executivo permanente e assenta em dois desígnios, a renovação das principais condutas de abastecimento de água do concelho e a habitação, bem como seis compromissos, nas áreas da educação, da ação social, da cultura, do desporto, na limpeza urbana e obras municipais.
Para além destas matérias, a autarquia irá reforçar o trabalho em áreas onde o concelho já é reconhecido, como um exemplo para a região e para o país, e priorizando outras que são de vital importância para os seus habitantes.
O executivo permanente considera que o GOP permitirá continuar a apresentar as finanças municipais equilibradas e sustentáveis, a médio e longo prazo, como tem sido reconhecido, ano após ano, pelo Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses.
Com o orçamento aprovado, o executivo permanente acredita que Lagoa continuará a ser «um local, cada vez melhor, para se viver, trabalhar, estudar ou visitar, atraindo gente de todo o mundo, tornando-se, cada vez mais, um concelho de oportunidades, para as futuras gerações concretizarem os seus sonhos e projetos de vida».
«Termos em mãos o maior orçamento que alguma vez o Município de Lagoa já teve é um enorme desafio para o qual estamos preparados. A estratégia está bem definida e continuaremos a dar prioridade aos Lagoenses», afirmou Luís Encarnação, presidente da Câmara Municipal de Lagoa.
Estrela Do Amanhecer