12-11-2023
A Rua de Santo António, em Faro, recebeu dezenas de pessoas pelo fim à agressão a Gaza e pela paz no Médio Oriente, no dia 8 de Novembro.
A União dos Sindicatos do Algarve/ CGTP-IN associou-se ao CPPC e ao MPPM para realizar uma vigília de paz em solidariedade com a Palestina, pedindo o «cessar-fogo imediato, o fim da violência, os direitos do povo palestiniano, pelo cumprimento das sucessivas resoluções da ONU pelo direito do povo palestiniano a um Estado independente e soberano».
Durante o seu discurso, Catarina Marques, representante da União de Sindicatos, recorda a destruição de escolas e serviços públicos, o ataque e prisão arbitrária, a invasão de mesquitas, a manutenção do bloqueio e cerco de Israel a Gaza desde 2007. Estes são alguns dos acontecimentos que estão a acontecer no Médio Oriente.
Com esta manifestação pretendeu-se que o povo seja ouvido, que as soluções sejam estabelecidas para este caso, o fim da ocupação da Palestina por Israel, que se reconheça o direito histórico do povo da Palestina a construir o seu Estado Independente e soberano.
No local, os participantes levaram cartazes, bandeiras de paz e da Palestina, afirmaram inúmeras frases, tal como "Paz Sim, Guerra Não", e houve um mini-concerto com músicas relacionadas com o tema, cantadas por Luís Galrito e António Hilario.
São muitas as manifestações que se têm realizado pelo país para que esta guerra possa ser travada.
Texto| Fotos: Cátia Rodrigues
Estrela Do Amanhecer