22-4-2023
A exposição "De Saint Stadium a Estádio de São Luis" foi o vencedor que ficou em primeiro lugar do Orçamento Participativo (OP) de Faro 2021/2022, revelado no Museu Regional, esta quinta-feira, dia 20 de Abril.
O vencedor do Orçamento Participativo 2021/2022 foi Pedro Gonçalves com o projeto de exposição "De Saint Stadium a Estádio de S. Luis", com um investimento de 30 mil euros, com 216 votos.
Em segundo lugar do concurso ficou o projeto de um novo espaço de estar na Travessa da Saúde, de Joana Nunes, com um investimento de 25 mil euros. Em terceiro ficou a Antologia das Charolas de Bordeira, de Nelson Conceição, com um investimento de 29 mil 800 euros. Os outros projetos vencedores foram a Requalificação do Polidesportivo de Santo António do Alto, na Atalaia (30 mil euros), Trilhas de Faro e Montenegro (30 mil euros) e os Trilhos de Estoi (30 mil euros) com 86 votos.
No total foram 52 propostas feitas em Assembleias Participativas e no portal online, 31 projetos a concurso e houve 2301 votos.
Os projetos vencedores nas Escolas foram a Climatização, os Campos de Ténis, Suporte Básico de Vida, Aquisição de um animal de estimação, Melhoria pavimento desportivo e espaços exteriores, criação de um espaço de convívio no recinto da escola, Música ambiente na sala de alunos, sofás para a sala de alunos, suportes para bicicletas e Microondas. Tudo um investimento num valor de 10 mil euros.
Nesta 2ª edição, em termos de situação, o Parque infantil e de lazer da igreja em Santa Bárbara de Nexe estão obras em execução, os Percursos Pedestres no mesmo local estão em procedimento concursal, a melhoria das acessibilidades da Rua de Berlim, em Faro, está em desenvolvimento no Serviço de Projetos Municipais. O Faro+ Verde+ Limpa está em procedimento de concurso, a reabilitação da Praça Hélder de Azevedo, nas Gambelas, está em concurso, e as árvores históricas de Estoi estão em desenvolvimento de estudo pela Universidade do Algarve.
O OP 2022/2023 teve início a 15 de Setembro de 2022 e a execução dos projetos será realizado entre 30 de Abril de 2023 e 30 de Abril de 2025, ou seja, os projetos tem que ser implementados em dois anos.
O OP é um mecanismo deliberativo que dá aos cidadãos o poder de decidirem como devem ser investidas as verbas dos orçamentos públicos, sendo escolhidos em formato de votação. Todos os cidadão podem apresentar propostas e votar com idade igual ou superior a 18 anos, que estejam no concelho de Faro, sejam estudantes ou trabalhadores.
O valor do OP é de 180 mil euros e de 10 mil para as escolas, e as propostas podem ser apresentadas até 30 mil euros, com diversas temáticas à escolha, desde desporto a turismo.
Este ano houve 3 mil participações, sendo o primeiro a ser realizado em formato presencial. Em 2020 foi tudo em processos telemáticos. Este OP 2022 foi possível ter com as pessoas, explicar o que era necessário e como funcionava.
«Para mim, pessoalmente, gostaria de ter mais participações. Tivemos 3 mil participações, o que é bom se tivermos em conta que não há uma cultura deste tipo de participação, em Faro e no país. O aumentar aos poucos o número de projetos a apresentar, e o número de participantes e de votantes é gratificante, mas isso vai-se conseguindo», refere Rogério Bacalhau, presidente da Câmara Municipal de Faro.
O autarca espera um ano positivo na próxima edição.
«Espero que no próximo ano e nos anos seguintes possamos ter mais participações, porque é um processo. Este é o primeiro ano que temos um processo normal», conclui Rogério Bacalhau.
Em relação ao projeto vencedor, a primeira exposição vai-se realizar no final do ano 2023 no Palácio Belmarço, durante dois meses, e em seguida passará pelo IPDJ e pelo Liceu.
A exposição é uma homenagem ao estádio que faz 100 anos este ano, e consiste em fotografias ou de um levantamento histórico do surgimento do Estádio de S. Luis que conta ter toda a sua evolução até à atualidade. Este processo precisará de ajuda.
«Vamos fazer um pedido aos sócios, os históricos que sabemos que têm documentação e que têm fotografias, e vamos apelar a mais pessoas da cidade para fazer chegar», refere Pedro Gonçalves, vencedor da OP desta edição.
Texto: Cátia Rodrigues
Fotos: Mariana Carriço
Estrela Do Amanhecer