22-8-2023
A Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, Centro de Dia, Serviço de Apoio Domiciliário e Creche de Olhos de Água foi inaugurada no Dia do Município de Albufeira.
O Dia do Município de Albufeira foi marcado este ano pela solenidade, pela arte, pela ação social e por dois grandes concertos, culminando as celebrações num espetáculo piromusical. Depois do cerimonial do hastear das bandeiras ao som do Hino Nacional pela centenária Banda Musical e Recreio Popular de Paderne, e Guarda de Honra pelos Bombeiros Voluntários de Albufeira, seguiu-se a inauguração de uma réplica do brasão do concelho, em pedra de 2mx2m, feita por Orlando Sousa, mestre de cantaria de Ferreiras, ao que se seguiu a inauguração de “Primavera”, uma instalação da albufeirense Vanessa Barragão.
Seguiu-se, no Salão Nobre, a sessão solene do Dia do Município, com a entrega de Medalhas de Bons Serviços Municipais de graus Bronze, Prata e Ouro aos trabalhadores do Município.
«Neste dia tão rico de História não cruzo os braços nem desisto de uma Albufeira segura, com boas condições de vida para todos, com tranquilidade e com tempo para a vida, que é tão escassa. E quero tudo isto para os trabalhadores deste Município que não têm, geralmente, dias fáceis», referiu o presidente da Câmara Municipal no seu discurso.
Ao final da tarde, a inauguração da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, Centro de Dia, Serviço de Apoio Domiciliário e Creche de Olhos de Água, contou com numerosa população, que passa a ter já a partir do dia 1 de Setembro uma nova creche em funcionamento.
A creche tem capacidade para 46 crianças, enquanto as restantes valências podem acolher um total de 132 utentes: 57 idosos (ERPI), 35 idosos (em Centro de Dia), mais 40 utentes do Serviço de Apoio Domiciliário. A gestão do espaço, cuja primeira pedra foi lançada a 28 de Maio de 2020, fica a cargo da Santa Casa da Misericórdia, entidade com qual o Município assinou um protocolo para o efeito logo após a bênção das instalações pelo pároco de Albufeira e Olhos de Água, o Pe. Flávio Martins.
Apenas a creche vai funcionar já em setembro, com vista a colmatar as necessidades mais prementes, sendo que as restantes valências prevê-se que abram a partir de Janeiro, uma vez que ainda falta assinar o Acordo de Cooperação com a Segurança Social.
É um investimento da autarquia de cerca de 5 milhões e 800 mil euros, dos quais cerca de 1 milhão e meio foi comparticipado por fundos comunitários (CRESC Algarve 2020, Portugal 2020 e União Europeia através do FEDER). Com uma volumetria de 3.880,72 metros quadrados, distribuídos por duas áreas distintas: uma destinada exclusivamente a creche e outra ao Centro de Dia e Estrutura Residencial para Idosos (ERPI), ambas com entradas independentes, esta estrutura dispõe ainda de uma área de 1350 metros quadrados de área exterior, onde constam uma horta biológica, parques infantis e jardins de repouso.
O projeto foi elaborado por Marco Caldeira e a construção ficou a cargo da empresa Telhabel – construções SA.
Estrela Do Amanhecer