25-3-2025
A Escola Nova, na Bordeira (Aljezur), abriu as suas portas, na manhã de do dia 23 de Março, transformando-se num Centro de Artes vibrante, onde tradição e inovação vão agora conviver em projetos artísticos.
Este espaco histórico, outrora uma Escola do Plano dos Centenários do Estado Novo, ganhou agora uma nova vida enquanto local de criação cultural. Uma iniciativa da Lavrar o Mar Cooperativa Cultural, com apoio da DGARTES/Republica Portuguesa, foi financiada pela Câmara Municipal de Aljezur e pelo programa Bairros Saudáveis, em parceria com a Junta de Freguesia da Bordeira.
Neste dia de festa foi inaugurada uma exposição fotográfica com os rostos de pessoas que fazem parte da aldeia da Bordeira, exibido um filme de homenagem à comunidade local e os convidados e demais público assistiram ainda ao espetáculo R U M O R, que deu uma nova vida ao recreio da escola.
«Este é o início de um projeto muito importante para o concelho de Aljezur e particularmente para a Bordeira. A comunidade pediu, houve vontade política, encontramos parceiros para o desafio e tornamos realidade uma importante obra de recuperação do património edificado e com o compromisso de o dinamizar e honrar o passado», destacou José Goncalves, presidente da Câmara Municipal de Aljezur, numa celebração inesquecível ao lado de autarcas e da comunidade.
Estrela Do Amanhecer