4-1-2023
Emotion Dance Academy é o nome da primeira escola de dança de Armação de Pêra que irá ser inaugurada no dia 7 de Janeiro, às 15h00, atrás da Caixa Geral de Depósitos, na Via Dorsal.
«Foi mesmo um sonho concretizado» por Laura Abel, de 26 anos, que pensava que o seu projeto só seria real na vida adulta dos 40 ou 50 anos, não por não saber fazer, mas por ser difícil de alcançar.
Após todos os sacrifícios, a sua Academia de Dança será inaugurada no dia 7 de Janeiro, às 15h00, em que se poderá contar com as possíveis presenças de Ricardo Pinto, presidente da Junta de Freguesia de Armação de Pêra, Rosa Palma, presidente da Câmara de Silves, a apresentação do espaço e do logótipo, o cortar da fita e do bolo, e haverá comida para conviver e um brinde, sendo uma festa simples, mas com muito significado para não deixar passar a grande abertura.
Esta inauguração teve o seu processo, sacrifício e história.
Desde cedo que Laura teve a dança nas veias. Realizou ginástica rítmica durante 12 anos, até aos 18, terminou a sua carreira e seguiu para o mundo da dança contemporânea, em 2014. Dessas aulas, pensou em tirar uma licenciatura em dança dos 19 aos 22. Terminada a licenciatura assentou a ideia de ter o seu próprio espaço.
Após dois anos de pandemia, encontrou um espaço, através do namorado Pedro. No final de 2021 foram ver o espaço. No ano a seguir acabaram por comprar o espaço, no aniversário de Laura. No dia 1 de Abril começaram as obras e o “sacrifício duro” de focar nos objetivos que tinha pela frente.
As obras foram realizadas pela própria Laura, o Pedro e o seu pai durante nove meses com poucas horas dormidas, apenas a focar no que tinha que ser feito.
Pensado tudo ao pormenor, tudo desenhado no computador a 3D para que tudo ficasse como tinha idealizado e pensado para aqueles que iam frequentar o espaço, Laura pensou em cada detalhe para que se sentir o conforto e a felicidade de cada indivíduo que estivesse presente.
Armação de Pêra foi o lugar de eleição.
«Quando pensei em fazer uma academia de dança na altura da minha licenciatura queria fazê-lo em Portimão, na minha cidade (…) só que depois foi ai que eu percebi, exato Armação não tem nada. Qual é o sentido que faz eu fazer noutro sítio que já tem do que fazer neste sítio que não tem nada e precisa, e que é bom investir», refere Laura Abel, a responsável pelo Emotion.
Com o apoio da família, Laura sente que valeu a pena e não faria nada diferente, apesar de recordar-se que durante as obras nem tinha tempo para estar ao telemóvel nem estar com os amigos.
A meio da obra estar finalizada, tinha que se escolher um nome. Emotion foi o escolhido, com a ajuda do irmão, e inspirado através de uma fotografia publicada em 2016 pela mentora com a frase “Emotion over perfection”.
«Faz-me mais sentido o que tu sentes, as emoções, do que propriamente a perfeição dos movimentos e é isso que quero que as pessoas percebam. A dança faz com que te consigas soltar e deixar-te ir. Se for preciso chorares no meio da aula choras, é um sítio para deixares tudo», explica Laura.
O logótipo também teve a sua inspiração, com a ajuda do designer Tiago. O símbolo foi feito a partir de círculos, significando união, acolhimento e conforto, sendo que a parte de baixo é o corpo, a linha do meio é os estímulos externos que se recebe em cada aula, e a parte de cima é o que se sente, as emoções.
Com tudo a postos, a Emotion abriu as inscrições no dia 16 de Dezembro e já conta com 50 participantes para as aulas, mesmo sem estar ainda inaugurado. Laura sente-se feliz com todo o processo e deseja que tudo possa correr bem, que as pessoas saiam felizes, e que confiem nela e nos professores.
Para quem tem dúvidas do que se inscrever, de 9 a 14 de Janeiro haverá a semana aberta gratuita para que todos possam experimentar as modalidades oferecidas pela Academia, tais como: Ballet, Contemporâneo, Hip-Hop, Flexibilidade, Barra de Chão, Zumba, Girlie, Latin Heels, Danças de Salão e Afrolatinas (Quizomba, Salsa e Bachata) para as crianças e jovens, para os adultos acrescenta-se o Flamenco, Sevilhanas, Pilates, Yoga e Exercício e Dança (para os séniores).
Para mais informações sobre a Emotion, horários e as devidas modalidades, estão disponíveis nas páginas de Instagram e Facebook. Para participar basta preencher o formulário, ou imprimir em papel e entregar.
Segundo a mentora, a Academia é para as pessoas que não sabem dançar ou que sabem, mas querem fazê-lo, por isso «não precisam ter medo, nem receio que vai correr muito bem».
«Não desistam. Quando queres mesmo uma coisa, é querer e dar um passo até ali e não esperar que te empurrem para fazer. Não esperar que seja logo, um passo de cada vez (…) e as coisas vão se construindo, é um sacrifício», conclui Laura com uma mensagem de motivação.
No futuro espera-se que a Academia tenha mais alunos, tenha parcerias com o teatro para realizar espetáculos de Natal e Final de Ano, e espera-se um dia ter uma companhia de bailarinos profissionais a trabalhar no espaço.
Fotos| Texto: Cátia Rodrigues
Estrela do Amanhecer