19-11-2024
A Associação Ecos ficou em primeiro lugar no prémio regional de "Boas Práticas do Voluntariado Jovem", classificação descoberta no dia 8 de Novembro, no IPDJ, em Faro.
Na manhã de dia 8 de Novembro, recebeu-se no IPDJ as apresentações dos projetos realizados ao longo do ano e que se candidataram ao prémio regional de "Boas práticas do voluntariado jovem".
Cada associação fez uma pequena apresentação sobre o que tinham desenvolvido e entre os candidatos eram Ecos, Rias e Animashow, cujo os três foram os vencedores.
A Ecos (de Faro) ficou em primeiro lugar, o Rias (de Olhão) em segundo e Animashow (de Faro) em terceiro lugar. Cada uma delas recebeu um prémio em valor monetário.
Este prémio visa reconhecer a organização e/ou promoção de atividades de voluntariado ao abrigo dos programas Agora Nós- Namorar com Fair Play, Geração Z e Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas e cada participante teve que se inscrever antecipadamente.
O projeto Namorar com Fair Play foi o único a não ser representado, visto que seria a Associação MOJU a fazê-lo.
No final do evento, foi revelado o próximo evento promovido pelo IPDJ: VIII Jornadas Técnicas Associativas "Mulheres na Liderança".
A Direção Regional do Algarve do IPDJ, I.P., realizará, no dia 25 de novembro, no seu auditório, em Faro, as “VIII Jornadas Técnicas Associativas - partilha de boas práticas”, sob o lema “Mulheres na Liderança”.
Na edição deste ano, destaca-se as participações de:
- José Lima – Coordenador Nacional do PNED (Plano Nacional de Ética no Desporto);
- Manuel Brito – Presidente da ADoP (Autoridade Antidopagem de Portugal);
- André Seabra – Vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol;
- Jorge Carvalho – Coordenador de Desporto na CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa);
- Cristina Almeida – Diretora de Estudos e Projetos do COP (Comité Olímpico de Portugal);
- Manuel José Damásio – Administrador do Grupo de Ensino Lusófona.
As Jornadas Técnicas Associativas (JTA), contarão ainda com muitas intervenções e contributos de personalidades e entidades regionais, nomeadamente, da Universidade do Algarve, CCDR Algarve, Câmaras Municipais e dirigentes de associações e clubes desportivos regionais e nacionais. Terão início às 9h30 e terminarão pelas 17h30, estimando-se a participação de cerca de 150 participantes.
A 8ª edição deste grande evento, será dedicada à "Liderança das mulheres", também como forma de assinalar o "Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres". Nesta edição, a nossa homenageada será a Atleta Olímpica Ana Cabecinha, algarvia, de um Clube algarvio (Clube Oriental de Pechão), que conta com 5 participações em Jogos Olímpicos, tendo ainda sido convidada para porta-estandarte nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
As JTA, são um momento de partilha de assuntos de interesse para os dirigentes, treinadores, atletas, animadores e jovens envolvidos no movimento associativo, com programas sempre compostos por temas de interesse e atuais, abordados por especialistas, de âmbito regional e nacional, das diversas áreas.
Esta ação é creditada pelo IPDJ, com 1,5 unidades de crédito.
Para se inscrever clique aqui.
Foto/Texto: Cátia Rodrigues
Estrela Do Amanhecer