17-10-2023
Uma hora de chuva intensa provocou inundações nas ruas da cidade de Faro e no Aeroporto Gago Coutinho, esta terça-feira de manhã.
A chuva caiu com mais intensidade entre as 8h00 e a 9h00, uma altura de maior trânsito, o que causou o caos nas várias ruas da cidade, sobretudo nas zonas perto das escolas, algumas delas também inundadas.
A água entrou em diversas lojas, prédios e viaturas na Rua de São Luís, apesar de não ter causado grandes danos como anteriormente se passou.
O Largo de São Francisco, onde ocorrerá a feira a partir desta sexta-feira, também não escapou às inundações e acabou por ser zona em que teve a intervenção dos bombeiros e da proteção civil para escoamento das águas.
O aeroporto acabou por ser afetado ao entrar chuva pelo teto (remodelacoes na parte da soldadura) atingindo várias zonas, como o check-in, o controlo de segurança, partidas e chegadas, obrigando os funcionários a ajudarem a tirar o excesso de água com baldes e esfregonas.
De acordo com a proteção civil municipal, há cerca de uma dezena de ocorrências, mas sem feridos nem desalojados.
O distrito de Faro é um dos distritos que está sob aviso laranja, emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à depressão Babet. Há previsão de precipitação pelo menos até ao final desta terça-feira.
Para além do Algarve, as regiões litorais do norte e centro também estão em alerta de chuva e ventos fortes.
Inundações no Aeroporto Gago Coutinho
Foto: Correio da Manhã
Fonte: Jornal de Notícias
Estrela Do Amanhecer