5-6-2023
"Atum" é o nome da nova escultura, inaugurada hoje, dia 5 de Junho, que serve de homenagem à indústria conserveira que havia em Albufeira.
A escultura, situada em frente ao hotel INATEL, foi inaugurada foi presenteada pelo artista plástico João Jesus e construída com materiais obsoletos existentes num dos armazéns da Câmara Municipal de Albufeira.
«Podermos homenagear os homens e mulheres que por um longo período entregaram a sua vida às conserveiras, enriquece-nos. E para perpetuar a nossa gratidão, o escultor João Jesus brinda-nos com um trabalho magnífico, onde todos o podem apreciar», refere José Carlos Rolo, presidente da Câmara.
A indústria conserveira surgiu em Albufeira em 1909 com a empresa Ramirez & Companhia, em que se situava em frente ao areal da praia. Entre 1926 e 1928 foi transferido para a unidade de Matosinhos.
Nas áreas de Vale Faro houve também duas conserveiras: Sociedade Brito, uma fábrica de Conservas de Peixe em Azeite, e Ernesto Salles, uma fábrica de Guano.
Em 1918 e em 1919 surgiu a Fabrico e a Baltum.
Devido a esta história é que se criou a escultura inaugurada hoje.
João Jesus é artesão, inventor e autodidata e foi criado na praia de Faro. Em 2017, começou na marquise de sua casa, a fazer pequenos trabalhos utilizando colheres e garfos e algumas peças usadas de mota e bicicleta. Em 2020 lançou-se para peças de maior dimensão.
Fotos: Cátia Rodrigues
Estrela Do Amanhecer