11-3-2025
Portimão. Faro, Albufeira e Loulé são algumas das cidades que vão representar o Algarve na 33ª Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), na Feira Internacional (FIL), de 12 a 16 de Março.
Entre elas, vão se realizar vários programas ao longo dos dias.
Portimão:
Às 16h00, do dia 13 de Março terá lugar a apresentação da campanha “Portimão, 365 dias para se apaixonar”, que pretende dar a conhecer um conjunto de ações de comunicação/promoção , ao longo do ano, de forma a convidar turistas nacionais a vir até Portimão.
Segue-se, visita ao stand do Museu de Portimão BTL Cultural, situado no Pavilhão 2 (2CL07). Esta presença resulta do reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo Museu de Portimão, convidado para integrar o espaço BTL Cultural, sob curadoria da Fundação Calouste Gulbenkian.
De referir, ainda, que no Stand Algarve, localizado no Pavilhão 1 do certame (1A05), o Município de Portimão vai marcar presença, a partir das 17h00, do dia 12, na apresentação das Estações Náuticas do Algarve – com a Estação Náutica de Portimão, representada por Rodrigo José, Diretor Operacional da Marina de Portimão, e no dia 13, a partir das 11h00, na Apresentação da Agenda Nacional “À Descoberta do Turismo Industrial”, com o Museu de Portimão, representado por Isabel Soares, Chefe Divisão dos Museus e do Património.
Ainda, no dia 14, às 18h00, e destinado ao publico em geral será apresentada a Agenda de Eventos Portimão 2025 com muitas novidades e surpresas, e que contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de Portimão, Álvaro Bila.
Faro:
Durante o evento, a autarquia destacará os principais atrativos do concelho, promovendo o turismo cultural, com o seu valioso património histórico e arquitetónico, e o turismo de natureza, evidenciado pela beleza da Ria Formosa e das praias das ilhas barreira, como a Barreta (Deserta), Culatra e Praia de Faro. A gastronomia local e as opções de lazer também serão elementos-chave na promoção do concelho.
O turismo náutico será outro grande destaque, com ênfase na plataforma digital da Estação Náutica de Faro (www.nauticalfaro.com ), onde são promovidas experiências de lazer e desportos náuticos, além de serviços de apoio a visitantes e tripulações, reforçando Faro como destino de excelência para as atividades náuticas. No dia 12, o Município, como entidade coordenadora da Estação Náutica de Faro, participará no programa do Fórum Oceano no espaço da Região de Turismo do Algarve, onde apresentará a Estação Náutica de Faro para consolidar a sua posição como referência no turismo náutico nacional e internacional.
Nesta edição da BTL, Faro também estará associado às comemorações dos 80 anos da Estrada Nacional 2 (EN2), tema central do stand dedicado a essa emblemática rota. A cidade, que se situa no fim (ou início) da EN2, aproveitará a ocasião para reforçar a importância deste itinerário turístico, que atrai milhares de visitantes nacionais e internacionais ao longo de todo o território português.
Faro, que enquanto destino turístico tem vindo a aumentar o número de visitantes e dormidas, de ano para ano, pretende consolidar esta dinâmica, através de mais uma participação estratégica na BTL, onde irá reafirmar o seu compromisso com a promoção do turismo, destacando-se como um destino único e multifacetado, preparado para receber visitantes de todas as partes do mundo, que procuram um produto de qualidade e diferenciado, com sol, praia, cultura, natureza, gastronomia e muito mais, numa oferta disponível ao longo de todo o ano.
Albufeira:
Albufeira vai estar representada no stand do Turismo do Algarve (1 A05), localizado no Pavilhão 1 e, simultaneamente, num novo stand próprio, criado em parceria com a APAL – Agência de Promoção de Albufeira (2B22), no Pavilhão 2. Do programa dedicado aos profissionais do setor destacamos a apresentação do Processo de Certificação de Albufeira como Destino Turístico Sustentável, que vai ter lugar no próximo dia 12, às 11h30, no stand da RTA. O processo será conduzido com a assessoria do IPDT – Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo, entidade com vasta experiência na certificação de destinos sustentáveis como os Açores, Madeira e Guimarães, entre outros.
Para o presidente da Câmara Municipal de Albufeira «este é um compromisso inadiável».
José Carlos Rolo sublinha que «a certificação enquadra-se na Estratégia Municipal de Desenvolvimento, Promoção e Captação de Novos Turistas 2030, que representa um pilar fundamental na construção de um modelo de turismo responsável e equilibrado, que garante a sustentabilidade ambiental, social, cultural e económica, consolidando Albufeira como um destino competitivo e preparado para o futuro».
Segue-se às 12h00, mas agora no stand do Município e da APAL, a apresentação dos Eventos de Albufeira para 2025 e uma prova de vinhos da Quinta do Canhoto. No dia 13 (quinta-feira), às 11h00, também no stand de Albufeira, realiza-se a apresentação “Tech Wave”, seguida da apresentação do Balanço de 2024 e Atividades programadas para 2025 da APAL acompanhadas de uma prova de Vinhos da Adega do Cantor. Na parte da tarde, no stand da RTA, decorre a apresentação “Cidade Europeia do Desporto 2026”. Na sexta-feira, 14, entre as 10h00 e as 11h30, realiza-se, novamente no stand de Albufeira a “Dinâmica Geoparque” pelo Centro Educativo do Cerro do Ouro, em Paderne. O programa prossegue, na parte da manhã, com a Apresentação do Festival do Piri-Piri. À tarde, entre as 12h00 e as 13h00, no mesmo local, decorre a apresentação da XIV Grande Mostra de Vinhos de Portugal. Horários da BTL: dia 12 e 13 – 10h00 às 19h00| dia 14 – 10h00 às 23h00 (profissionais) e das 17h00 às 23h00 (público em geral)| dia 15 – 12h00 às 23h00 e dia 16 – das 12h00 às 20h00. Refira-se que nos dias dedicados ao público, o stand de Albufeira, à semelhança do que acontece desde que o Município participa no certame, oferece animação contínua, informação sobre o destino, vários materiais promocionais e provas de doces da região.
Loulé:
Loulé estará representado em quatro frentes: num stand próprio, no espaço Algarve, no stand dedicado ao turismo religioso, com a presença do Culto da Mãe Soberana, e num outro onde estarão reunidos os 6 geoparques portugueses com a chancela da UNESCO, grupo do qual o futuro Geoparque Algarvensis se prepara para fazer parte.
No stand da Câmara Municipal de Loulé, o visitante terá à sua disposição material informativo sobre o concelho e alguns brindes, além do acompanhamento da parte dos técnicos municipais. Poderá também participar numa experiência imersiva neste território através da inteligência artificial.
Durante estes dias serão apresentados alguns eventos e projetos da Autarquia como as edições de 2025 do Festival MED e da Noite Branca, o Café Calcinha enquanto café com história, as Áreas Protegidas do concelho de Loulé para os amantes da Natureza ou um balanço dos 10 anos do Loulé Criativo.
O Município vai proporcionar também ao público algumas experiências gastronómicas, com a degustação de produtos locais, e momentos de animação.
BTL em 2024- Cátia Rodrigues
Estrela Do Amanhecer