7-12-2022
Autoridade Nacional de Emergência (ANEPC) e Proteção Civil alertam para chuva e ventos fortes, com rajadas até 80 km/h, e a existência de condições favoráveis para a formação de trovoada.
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os distritos de Faro, Beja e Setúbal são os distritos com alerta laranja a partir desta tarde de dia 7, devido à chuva e vento forte que se aproxima e a agitação marítima, a partir das 18h00.
O tempo traz também condições para «trovoada severa e fenómenos extremos na região sul do quadrante sul forte a partir da tarde de quinta-feira. nas terras altas e costeiras, com rajadas até 80 km/h».
Para hoje, segundo a LusaMeteo, antecipa-se precipitação de 40 a 60mm num curto espaço de tempo a partir das 18 horas.
A agitação marítima pode estar entre os quatro e cinco metros na costa algarvia, entre quinta-feira e sexta-feira.
Com estas previsões, a ANEPC admite que poderá ocorrer inundações e cheias.
Já a Proteção Civil alerta para a instabilidade de vertentes, deslizamentos, derrocadas e arrastamento para as vias rodoviárias de objetos soltos ou desprendimento de estruturas móveis, devido ao vento forte.
Recomenda-se que sejam evitados os estacionamentos nas áreas com risco de inundações tais como as zonas baixas das cidades, devido às condições meteorológicas de hoje e de amanhã.
Para Faro, evitar Largo de São Francisco, zona de São Luís, Rua Infante Dom Hnerique e a baixa da cidade.
Para Armação de Pêra, não frequentar, sobretudo para estacionamento, Rua do Alentejo, Rua Manuel de Arriaga, Avenida do Rio e toda a zona baixa da vila.
A chuva estará presente até sexta-feira, voltando depois a partir de domingo.
Fonte: Expresso/LusaMeteo
Estrela do Amanhecer