17-2-2025
O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), IP, abriu, no dia 14 de fevereiro, as candidaturas para entidades que pretendam organizar projetos no âmbito da ação de voluntariado jovem «Namorar com fair play», cuja finalidade é prevenir a violência no namoro, através da comunicação interpares.
«Namorar com Fair Play», é uma ação de voluntariado jovem, coordenada pelo IPDJ e integrada no Programa ‘Agora Nós’, que tem como objetivos: Prevenir a violência com base nas desigualdades de género, Prevenir a violência no namoro, Eliminar estereótipos de género promovendo uma cultura de não-violência e Sensibilizar os jovens para Igualdade de Género como parte integrante dos Direitos Humanos.
As candidaturas encontram-se abertas até 30 de Março, decorrendo as ações de 15 de Abril a 15 de Novembro.
As entidades que se podem candidatar são:
- Estabelecimentos públicos de ensino (básico, secundário e universitário);
- Associações Juvenis, Clubes Desportivos e outras entidades privadas sem fins lucrativos.
As entidades candidatam-se a uma subvenção, para organização de um projeto que reúna as seguintes características:
Envolva voluntários com idade compreendida entre os 14 e os 30 anos;
Integre atividades (culturais, lúdicas e desportivas), dirigidas a jovens, que contribuam para prevenção de comportamentos de violência no namoro e de discriminação, com base no género e na orientação sexual.
O aumento da legitimação da violência no namoro é um dos dados mais preocupantes revelados no Estudo Nacional de Violência no Namoro de 2025, divulgado esta sexta-feira, dia 14 de Fevereiro, pela União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR) e a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG).
Do total de jovens participantes (6732) no Estudo, 75,3% não consideram violência no namoro, pelo menos, 1 dos 15 comportamentos referidos no inquérito, sendo o controlo, com 63,6%, o comportamento mais legitimado.
No que diz respeito aos indicadores de vitimização, 66,3% de jovens que indicaram já ter tido ou ter uma relação de namoro, afirmaram já ter experienciado, pelo menos, um dos indicadores de vitimização. Uma vez mais o controlo, com 50,8%, é o comportamento mais reportado.
As candidaturas para as ações de voluntariado jovem “Namorar com Fair Play”, devem ser submetidas aqui.
Quaisquer dúvidas ou esclarecimentos, por favor, consulte aqui ou contacte a Direção Regional do Algarve do IPDJ, através do telefone 289 891 820 ou e-mail faro@ipdj.pt.
Estrela Do Amanhecer