20-9-2024
A associação Prometo Viver escolheu o tema da saúde mental e vai apoiar duas associações, Associação de Saúde Mental do Algarve (ASMAL) e a SOS Voz Amiga, na 3ª edição do espetáculo solidário que decorrerá no Teatro das Figuras, no dia 9 de Outubro, às 21h00.
Numa altura em que doença mental cresceu de forma preocupante, devido a muitas razões na sociedade, a associação Prometo Viver decidiu que este ano teria como tema da 3ª edição a saúde mental, visto que é urgente «sensibilizar a comunidade para que possamos criar um ambiente seguro em que as pessoas se sintam apoiadas, e isso é algo que todos nós podemos fazer, não precisamos estar à espera de uma entidade», explica Cristina Terencio, vice-presidente da Prometo Viver, na apresentação do evento no rooftop do Hotel Eva, em Faro.
A causa estava escolhida, mas faltava a quem ajudar, a missão desta associação. E assim se chegou à ASMAL e à SOS Voz Amiga.
Segundo Elisabete Noronha, psicóloga clínica da ASMAL, esta associação (ASMAL) pretende prevenir o problema da doença mental grave e com isso criar polos de apoio psicológico onde as pessoas, quer seja adulto ou quer seja jovem, possam sentir a diferença.
Por sua vez, a SOS Voz Amiga tem o sonho de ter um número novo de telefone sediado no Algarve, visto que, segundo Cristina Terencio, «em termos de suicídio o Algarve e o Alentejo têm maiores taxas, infelizmente». E foi assim que começou o desafio.
A criação desta linha servirá não só para atender o Algarve, mas também atender o território nacional. No final do evento serão dadas mais informações acerca desta linha, para quem quiser se inscrever para voluntariado, poder fazê-lo. Os voluntários vão ter uma formação dada pela SOS Voz Amiga.
Quanto ao evento em si, terá artistas nacionais e algarvios, destacando-os: Iris, Marisa Liz, Diogo Piçarra, Eduardo Madeira, Viviane, Kharo, Rafael Sousa e Drama&Bass.
Este cartaz deve-se «à boa vontade e à empatia para que os artistas estiveram perante a nossa causa, não só este ano, mas nos anos anteriores também», respondeu Joaquim Terencio, presidente da Associação Prometo Viver, à questão vinda de quem assistia à apresentação.
«Já temos o contexto, o tópico, espero que, no próximo ano, já tenhamos um cartaz tão bom, ou melhor ainda do que este», espera Joaquim Terencio ao finalizar a resposta à pergunta.
O cartaz foi, então, pensado não só nomes de artistas, mas também pessoas que já passaram por situações de saúde mental e que vão garantir no evento o seu testemunho.
A apresentação do evento realizou-se ontem, dia 19 de Setembro, no rooftop do Hotel Eva, em Faro, e contou com a presença de Carlos Baia, vice-presidente da Câmara Municipal de Faro, Marlene Guerreiro, vice-presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Cristina Terencio, vice-presidente da associação Prometo Viver, Joaquim Terencio, presidente da associação Prometo Viver, Elisabete Noronha, psicóloga clínica da ASMAL, Domingos Caetao, representante da banda Iris e Rafael Sousa.
O espetáculo de solidariedade já tem os bilhetes à venda e conta com «75% das suas vendas garantidas». Ainda pode adquirir o seu aqui, com um custo de 16 euros.
Fotos/Texto: Cátia Rodrigues
Estrela Do Amanhecer