11-1-2023
Dog Yoga é uma das mais recentes modalidades que Andrea e Diana criaram em conjunto na Fly Wellness Center, em Julho de 2022.
O Fly Wellness Center entrou na vida de Diana Afonso em Março do ano passado, quando Rita Cavaco, instrutora de yoga, passou-lhe as suas aulas. Diana passou a dar aulas, e como tinha muito tempo livre e Maria João, a responsável, não tinha, devido ao outro trabalho que tinha, decidiram fazer um acordo. Com a troca de gerência, Maria João, responsável do espaço, e Diana decidiram tornarem-se sócias juntamente com a mãe de Maria João.
O centro de yoga tem aulas de grupo, terapias e formações dentro da área de bem-estar, autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.
Mais tarde, a professora de yoga solicita os serviços de Andrea e partilhado que dava aulas de yoga. A partir desse momento, recebe um desafio de Andrea para criar umas aulas diferentes, aqui surge o conceito do Dog Yoga.
A Andrea é responsável pelos cães e Diana pela gestão das pessoas, é assim criada a organização em cada aula, aula essa que acaba sempre por ter improviso, mesmo sendo planeada com antecedência.
As aulas começaram no final de Agosto como forma de teste para ver se havia adesão, sem qualquer expectativa e apenas com o pensamento de que seria um experimento e que poderia correr bem.
Cada aula tem a duração de 60 minutos, e antes de se dar início, quem leva um cão de companhia responde a um questionário que dá logo a informação necessária para se perceber se o animal está inserido na prática ou não. As pessoas que vêm acompanhadas por cães vêm 30 minutos antes para a pré-avaliação e reconhecimento do espaço e para uma breve socialização.
Cada aula está dividida em quatro partes: intenção, respiração, parte física e uma meditação como relaxamento final.
Segundo Diana, ainda não se recusou nenhum cão, conseguindo controlar e ajudar cada um que “bate à porta”.
Esta modalidade funciona duas segundas-feiras por mês, às 20h00, e conta com oito pessoas inscritas e quatro cães.
Para se inscrever basta entrar em contacto com o Fly Wellness Center nas redes sociais para obter todas as informações necessárias. O Centro encontra-se na Rua Libânio Martins, em Faro.
Para quem ainda não praticou este tipo de yoga aconselha-se que a iniciar as aulas primeiro sem companhia de quatro patas, pois para quem não está habituado, é ansioso e ainda não está ambientado, pode ser variantes com muita coisa para gerir. Apesar de tudo, existe muitas pessoas a participar logo com o seu companheiro na primeira aula.
Dog Yoga, como projeto pioneiro tanto no Algarve como em Portugal, está a despertar muitas curiosidades entre a população, e a partir daí originar o alcance de um balanço muito positivo, sobretudo para as mulheres, com idades diferentes e que gostem de animais. Apesar de predominar as mulheres na participação de cada aula, os homens também são bem-vindos.
«O balanço é bastante positivo, passou tudo muito rápido entramos neste projeto sem grandes expectativas, não tínhamos ideia se iria ser viável ou não. Só nos tem surpreendido pela positiva. Quanto a sermos pioneiras, está a ser muito natural, estamos a fazer o que gostamos e a viver cada momento», revela Diana Afonso, instrutora de yoga.
Sendo o balanço muito positivo e com poucas aulas por mês, os alunos perguntam sempre às instrutoras quando será a próxima aula, podendo-se ver que esta modalidade faz falta na vida de quem a frequenta.
A modalidade de yoga tem vindo a ser cada vez mais fundamental para as pessoas, pelo facto de o dia-a-dia ser mais agitado, devido ao trabalho e a correria contra o tempo. Por isso, considera-se necessário que «as pessoas deem conta do que se passa não só no corpo físico, mas mentalmente, emocionalmente e energeticamente».
Segundo Diana, Dog Yoga é uma «atividade que promove união entre dois mundos, a interação, socialização, tanto nos animais como das pessoas com animais. A intenção é criar um espaço para quem gosta de se fazer acompanhar dos seus companheiros».
Com este projeto já foram muitos os eventos que obtiveram resultados muito positivos para mostrar que o yoga com um cão de companhia funcionam. Por isso, os próximos projetos a realizar serão manter os eventos ao ar livre, e tal como a realização na Fonte Benemola, conta-se fazer noutras cidades tal como Quarteira.
Fotos: Sara Costa
Texto: Cátia Rodrigues
Estrela do Amanhecer