30-5-2023
Jogadores, equipa técnica, membros de direção, claque e sócios foram homenageados e relembrados, ontem, ao final da tarde de dia 29, na Câmara Municipal de Faro.
É com euforia que se tem vivido estes últimos dias, devido à subida do Farense à I Liga.
Voltamos um pouco atrás.
No dia 21 o sonho começou com o Estrela da Amadora a perder contra o Nacional, dando lugar à festa mais esperada, a confirmação da subida.
O Farense já teve várias vezes na I Liga, mas sempre houve algumas descidas, e a última foi na época 2020/2021, este ano via-se "a luz ao fundo do túnel" outra vez.
A festa tem permanecido desde essa altura com celebrações junto ao Mercado Municipal, uma vitória no último jogo da jornada e a recepção dos atletas na Câmara de Faro, terminando assim os festejos.
A homenagem sentiu-se com o hino do clube, coro, palmas, euforia, fotografias de grupo, agitação, discursos e entrega de medalhas.
Para Cristovão Norte, presidente da Assembleia Principal do Farense, é motivo de orgulho a equipa ter conquistado esta subida.
João Rodrigues, presidente do conselho de administração, refere que este acontecimeno foi muito importante para a região sul, para Faro e que passa uma mensagem de autoconfiança para os jovens quererem pisar os mesmos passos nas suas carreiras. E as mulheres não ficam indiferentes nos sócios.
«Acredito que não haja mais nenhuma instituição no país com 40% de sócios jovens (...) O que nos agrada é que são 20% de sócios são mulheres. Queremos muito ter um futebol feminino em Faro», acrescentou.
Sócios como José das Cotas, José do Faial e o Aníbal Guerreiro, sócio número 1 do clube no qual se encontra doente, também foram relembrados durante a cerimónia.
Cristian Ponde, avançado do Farense, referiu a chave mestra de como alcançaram o resultado.
«O segredo foi o nosso grupo, a maneira que trabalhamos, acho que foi a chave para o sucesso do nosso plantel», revelou.
«É um momento muito especial para mim estar a viver isto tudo de perto com a minha família, com os meus amigos do Algarve», acrescentou o jogador ao demonstrar a felicidade que estava a sentir.
Hassam Nader também partilha a mesma felicidade.
«É muito importamte na minha vida, na minha carreira, é um clube que amo muito, um clube onde ganhei muitas coisas como melhor marcador do campeonato português».
«Sempre dizia que o lugar do Farense era na primeira, aquilo que estava a sonhar aconteceu, por isso tenho a dizer obrigado ao João Rodrigues por ter aparecido, pois devolveu a vida a este clube que merece», refere o antigo jogador, aos jornalistas.
João Mota, o principal causador da vitória, ainda não definiu o futuro na equipa, mas afirmou ser um tempo de reflexão para ver o se muda daqui para frente.
«Eu gosto de vir ás Câmaras Municipais, é um bom sinal, tenho lá umas medalhas de grande recordação de outras, é sempre bonito entrarmos no salão nobre.», brincou o treinador.
O Presidente da Câmara Municipal não se deixou ficar para trás e deixou o seu lado de orgulho pela equipa e pela subida. Lamenta haver só duas equipas algarvias na 1ª divisão, mas enaltece o trabalho do clube nos jovens em formação e no novo investimento que poderá ir para a frente que será o futebol feminino.
«Estou muito satisfeito com o Farense, é uma marca muito forte que o concelho tem. Quando vou a qualquer lado e digo que sou de Faro, regra geral associam ao Sporting Clube Farense», afirma Rogério Bacalhau.
Texto/Fotos: Cátia Rodrigues
Estrela Do Amanhecer