17-10-2022
A Cerimónia de Abertura do Campeonato Mundial de Natação de Síndrome de Down realizou-se, este domingo, dia 16, às 16h00, nos jardins dos Salgados Dunas Hotel, para dar início da 10ª edição do Campeonato Mundial.
As Piscinas Municipais de Albufeira vão ser palco da competição mundial de natação para atletas com síndrome de down, e vão competir por grau da doença, genética e deficiência intelectual, sendo divididos por duas classes.
As classes são numeradas de um a 10 para as deficiências físicas, 11 a 13 para invisuais ou com severas deficiências intelectual, a classe 16 para os transplantados, a classe 17 para os autistas, e os portadores de síndrome de down são a classe 21.
O evento, que vai juntar 200 atletas, de 23 países, tais como Portugal, Argentina, Albânia, Brasil, Canadá, Colômbia, Croácia, Espanha, Estónia, Eslováquia, Estados Unidos da América, Finlândia Grã-Bretanha, Irlanda, Iraque, Itália, Japão, Kuwait, México, Noruega, Nova Zelândia, Polónia e Roménia. A comitiva portuguesa é composta por 10 nadadores, sendo dois deles de Albufeira.
A competição decorre de dia 17 a 22 de Outubro.
Todas as equipas estão entusiasmadas para começar uma “grande” competição entre os países de todo o mundo, e para a equipa da Irlanda não foi diferente.
«A nossa equipa é constituída por cinco rapazes e quatro raparigas, são nove participantes. Temos muito orgulho deles e é tão bom estar cá nesta altura do ano, pois na Irlanda não temos tempo quente para nadar. É ótimo ter esta oportunidade, por isso estamos felizes de cá estar», referiu a chefe de Delegação da equipa irlandesa.
«A seleção portuguesa está muito forte agora. Então, nós temos os nossos tempos. Ainda não estamos no auge dela porque o Covid fechou-nos por muito tempo. Eles só voltaram a nadar alguns meses depois dos três anos. Mas nós estamos à procura de recordes pessoais e subir às medalhas», conclui.
O campeonato de natação adaptada e artística decorre pela segunda vez em Albufeira, sendo a primeira em 2008, e é realizado pela Associação Nacional de Desporto para Desenvolvimento Intelectual e a Federação Portuguesa de Natação.
Texto e Fotos: Cátia Rodrigues|Estrela do Amanhecer