21-10-2024
O Município de Albufeira apresentou a sua candidatura para cidade do desporto 2026, na sexta-feira, dia 18 de Outubro, no restaurante Le Club, na Praia de Santa Eulália.
Foram três dias em que Albufeira teve o privilégio de receber a Comissão que está a avaliar a candidatura de Albufeira ser a cidade do desporto 2026.
Durante os dias, visitaram os principais equipamentos desportivos de unidades hoteleiras do concelho, com os quais a autarquia mantém protocolo. O programa incluiu uma visita guiada ao Centro Antigo de Albufeira e um passeio de barco pela costa.
A visita terminou com um Welcome Drink e um Jantar de Gala “Albufeira Candidata a Cidade Europeia do Desporto 2026”, que decorreu no restaurante Le Club.
Em discurso, Cristiano Cabrita, vice-presidente de Albufeira, afirmou ser um projeto forte, que vai durar as próximas décadas no Município de Albufeira, e «que vai ajudar muitos jovens a desenvolverem as suas capacidades, a consolidar aquela necessidade que têm, cada vez mais, de garantir mais infraestruturas pra os nossos atletas».
Ao longo do jantar foram apresentado um vídeo das nova estrutura desportiva.
Entre elas, foi o Centro Desportivo e Associativo de Albufeira (CABA), composto por sedes para clubes, tem um auditório com 100 lugares e uma área aproximada de 162 m², um centro de alto rendimento para a ginástica com 978 m², um espaço museológico, espaços multifunções e um espaço para o rancho folclórico. Isto também garante mais 400 lugares no Estádio Municipal, com a consolidação da bancada norte. Terá, ainda, 11 espaços para associações com 50 m² cada. Este espaço vai permitir receber conferências, seminários desportivos e escolares e acolher centros de formação para dirigentes desportivos de todo o concelho.
Após a apresentação do vídeo, foi entregue à Comissão Avaliadora uma camisola desportiva, para simbolizar o momento.
Nuno Santos, presidente da ACES Portugal, também teve o seu momento de discurso, onde referiu que havia mais uma candidatura, a de Paredes, mas que viram, nos seis dias de visita, aquilo que se pretende para o desporto em Portugal e «a cidade que apoiar cada vez mais a promoção do desporto para todos é aquela que irá vencer».
O presidente da ACES Portugal termina o discurso afirmando que «o Algarve não é só turismo, deve ser também saúde para os cidadãos, e aquilo que nós apostamos é no desporto para a saúde dos cidadãos».
No final da Gala, o albufeirense César Matoso cantou o hino do desporto, com o título “O Desporto Aqui Perdura”, com a letra de Luísa Monteiro e música de Carolina Leote.
Ao Estrela Do Amanhecer, José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, revelou que era muito importante a cidade ganhar a candidatura pelo desporto ser «uma atividade que promove as pessoas, tem várias dimensões, a da saúde, da educação, da dimensão pessoal, da dimensão social, é uma atividade muito completa».
Acredita, ainda, que há muitas possibilidades de ganhar, porque há muito para investir no desporto.
Agora Albufeira e Paredes terão que esperar um mês, pela votação em Bruxelas para saber quem será o vencedor.
Texto e Fotos: Cátia Rodrigues
Estrela Do Amanhecer