29-7-2024
A 28ª edição do Festival da Sardinha arranca com a tradicional recriação da descarga da sardinha no cais Gil Eanes, às 10h30 e com a atuação de Áurea no palco principal, desta terça-feira, 30 de Julho, que decorrerá na zona ribeirinha de Portimão até 4 de Agosto.
Esta recriação de especial relevância para a história social e económica de Portimão e das suas gentes vai ser transmitida ao vivo e poderá ser acompanhada nas redes sociais do Município de Portimão, no Facebook e Instagram.
Durante a recriação, que permitirá reviver a atmosfera vibrante da lota, numa experiência cultural autêntica e envolvente, serão ofertadas três mil senhas de degustação, com direito a duas sardinhas no pão e uma bebida, que poderão ser usufruídas, num dos cinco espaços de restauração dinamizados no recinto do evento pelo associativismo local, entre a tarde de 30 Julho e o encerramento do festival, que abre portas das 18h00 à 00h00.
A inauguração oficial do Festival da Sardinha será presidida pelo secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, e está marcada para as 18h45 junto ao coreto da Praça Manuel Teixeira Gomes, contando com a participação da Banda da Sociedade Filarmónica Portimonense e da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Portimão.
Na sequência do sucesso registado com a experiência realizada em 2023, uma das novidades do festival deste ano será a realização de três showcookings, nos quais participarão Nuno Martins (chef executivo e cogerente do Restaurante NUMA - recomendação Guia Michelin 2024) a 31 de Julho, José Moura (chef executivo do Tivoli Lagos Algarve Resort e formador da Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão) a 2 de Agosto e José Lopes (chef executivo do Restaurante Bon Bon, com uma Estrela Guia Michelin), no dia 3.
Os showcookings, promovidos pela Confraria dos Gastrónomos da Sardinha, terão lugar das 19h00 às 20h00 junto à Área Lounge, sendo possível aos visitantes degustar as receitas confecionadas pelos chefs, cujo ingrediente principal será a sardinha.
Outra alteração na edição deste ano tem a ver com o Palco Sardinha, que anteriormente se localizava junto à área de restauração, e que passa fisicamente para o palco principal, face à grande afluência que registava, o que permite aos artistas um espaço maior e mais digno, também com o intuito de garantir o bem-estar de quem está a jantar e daqueles que desejam usufruir da animação musical.
Mas as novidades não se ficam por aqui e a própria Área Lounge cresceu, apresentando uma nova imagem que celebra o centenário de elevação a cidade de Portimão, mantendo as suas características de espaço acolhedor e relaxante, no qual também serão dinamizados passatempos e funcionará como ponto de informação.
Entre os inúmeros atrativos do 28º Festival da Sardinha, destaque para a aliciante programação do Palco Principal, com o seguinte alinhamento: Áurea (30 de Julho), Sara Correia (dia 31), Anjos (1 de Agosto), Richie Campbell (dia 2), Marisa Liz (dia 3), Delfins (dia 4).
A entrada é livre.
Toda a informação relativa ao mais famoso evento gastronómico do Algarve, pode ser consultada no site da autarquia.
O evento é organizado pelo Município de Portimão.
Estrela Do Amanhecer