Silves vai homenagear atletas, instituições e concertos no Dia do Município, de 1 a 3 de Setembro.
As cerimónias oficiais do Dia do Município de Silves, celebram o 833º aniversário da conquista da cidade ocorrida a 03 de setembro de 1189, era então D. Sancho I, Rei de Portugal.
A homenagem a atletas, personalidades, instituições do concelho e concertos são algumas das iniciativas que assinalam esta efeméride.
O programa terá início no dia 01 de setembro, pelas 21h30, com o Concerto da Banda Filarmónica de Silves, no Castelo de Silves, ao assinalar, também, o Dia Nacional das Bandas Filarmónicas.
As comemorações prosseguem no dia seguinte com a homenagem a atletas e instituições do concelho, às 21h00, no Castelo de Silves, com o acompanhamento musical do Grupo Al-Fanfare.
No dia 03 de setembro, serão realizadas homenagens a personalidades do concelho, às 21h00, e haverá o concerto da cantora-compositora Áurea, às 22h00, no Castelo de Silves.
A Sociedade Filarmónica Silvense começou em 1842 em Silves e pela primeira vez uma Banda Filarmónica, a “Filarmónica do Guerreiro”, criada e regida pela família do respetivo topónimo, que viveu nesta cidade até 1865.
Pelo Carnaval de 1869, nascia uma nova Banda a “Filarmónica dos Fraldas”, criada por alguns cidadãos progressistas que saíram à rua simplesmente de fraldas.
A atual Filarmónica que aprovou os seus estatutos em 1933 com o nome “Sociedade Filarmónica Silvense”.
Já teve um Rancho Folclórico, nascido em 1981 da sua componente etnológica, versando e divulgando cantares e danças de Silves e do Algarve.
Faz parte desta associação o grupo de teatro amador “O Gruta” datado de 1981 (atualmente sem atividade) e o Grupo Coral criado em Outubro 1998.
Em 2017 a Banda Filarmónica contava com cerca de 40 músicos.
Atualmente é regida pelo Maestro Carlos Alberto Paixão Amarelinho.
Os Al-Fanfare um grupo algarvio que usa a força sonora dos instrumentos de sopro e percussão para levar a alegria da música ao vivo, e em movimento.
Estrela Do Amanhecer