5-6-2024
Quarteira acaba os preparativos para a festa dos Santos Populares, que se realizam nos dias 12, 23 e 28 de Junho, no Passeio das Dunas, pelo segundo ano, às 21h00.
Os Santos Populares estão a chegar a Quarteira e com eles vêm seis marchas participantes. A Onda Jovem regressa ao desfile e vai atuar ao lado de alguns grupos “clássicos” - As Florinhas de Quarteira, a Rua da Cabine, a Rua Poeta Pardal, a Rua Vasco da Gama e a Rua do Outeiro. Bairrismo, amor à terra e orgulho em mostrar o trabalho de muitos meses são as bandeiras das centenas de figurantes que irão interpretar temas ligados à faina do mar, à Quarteira de outros tempos e aos santos padroeiros destas festividades. Entre arcos e balões, os trajes, as coreografias e as músicas trazem uma atmosfera única a esta festa que atrai milhares de espectadores ao “santódromo” quarteirense.
Nesta edição, a APROMAR, entidade organizadora, convidou a Marcha da Bordeira, Marcha de Mafra e Marcha da Viscondessa para se juntarem ao desfile, sendo que em cada uma das noites participa um destes grupos.
Por estes dias, para além dos desfiles, os arraiais invadem os bairros da cidade com música popular, bailaricos e os petiscos da época, da sardinha assada ao caldo verde. Das 19h00 às 00h00, durante o mês de Junho, o programa dos arraiais é o seguinte: Rua Vasco da Gama, dia 7, com Hélder Pires, e dia 8, com Irmãos Dias, Rua da Cabine, dia 14, com Valter Cabrita, e dia 15, com Telma Santos e Nelson Duarte, Rua da Fonte, dia 21, com Fábio Emanuel, e dia 22, com Paulo Coelho, e Rua da Madrugada, dia 29, com Duo Rui e Miguel, e dia 30, com Nicole Viviana.
A Câmara Municipal de Loulé e a Junta de Freguesia de Quarteira promovem uma venda de manjericos, nos dias 12, 21 e 28, das 9h30 às 13h00. O valor angariado reverte a favor de instituições da freguesia.
Além de uma tradição bastante enraizada na comunidade local, os Santos Populares integram o principal cartaz turístico de Quarteira e um polo dinamizador da economia da freguesia.
Estrela Do Amanhecer