21-2-2023
O Carnaval mais antigo do país voltou à Avenida José da Costa Mealha, pela primeira vez após a pausa durante a pandemia, trazendo centenas de pessoas, animação e música.
O Carnaval de Loulé saiu à rua este domingo pela primeira vez para a folia na Avenida José da Costa Mealha, e foi um completo sucesso com a presença do camião do "Domingão" da SIC. A segunda-feira também foi a animação.
O tema de inspiração foi sobre a candidatura conjunta dos municípios de Loulé, Silves e Albufeira a Geoparque Mundial da UNESCO – Algarvensis, ainda na condição de aspirante.
“Ó Zé… Já viste o Algarvensis?” é a pergunta que está a dar corpo ao cortejo onde 14 carros alegóricos, 9 grupos de animação, 3 escolas de samba, gigantones e cabeçudos e mais de 600 animadores desfilam durante os três dias, das 15h00 às 17h30.
A crise socioeconómica que está a afetar a vida do “Zé Povinho”, as mexidas no Ministério da Saúde com a saída de Marta Temido e entrada de Manuel Pizarro ou o empenho de Portugal na neutralidade carbónica, com o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa a surgir ao lado da ativista Greta Thunberg num pequeno barco a limpar a costa portuguesa, numa pescaria aos plásticos, são alguns dos episódios em destaque.
A guerra da Ucrânia, naturalmente, com Zelensky e Putin como tripulantes de um carro decorado com cereais, a disputa entre os “dinossauros” Lula e Bolsonaro, este último a ser pontapeado da cadeira do poder, ou os novos governantes britânicos, Charles III e Rishi Sunak, dão vida aos carros alegóricos.
As 10 associações sociais, desportivas e recreativas do concelho que se juntam ao desfile, numa iniciativa de forte envolvimento da comunidade, mantém viva um evento que faz parte da própria essência de todos os louletanos. São elas a Existir, JS Campinense, Algarve Gym, GD Barreiras Brancas, As Tradições de Loulé, Motoclube de Loulé, Associação Satori, Tuna Universitária Afonsina de Loulé (TUALLE) e a Associação Grupo dos Amigos de Loulé (AGAL) e Associação Fénix.
A entrada têm um valor de 2 euros. A componente de solidariedade volta a marcar esta edição e as receitas de bilheteira irão reverter a favor de uma causa social.
Aproveite o último dia de desfile esta terça-feira, onde alegria e diversão não vão faltar.
Na noite de dia 20, às 22h00, no Salão de Festas de Loulé, o Baile de Gala do Carnaval apela à criatividade do público na escolha das suas máscaras com o tema “Há 227 milhões de anos…”.
Fotos: Cátia Rodrigues
Estrela Do Amanhecer
Se perdeu, veja como foi o primeiro dia...