Ministra da Agricultura visitou a Fatacil para uma prova de espumante

27-8-2023 Especial Aniversário


Maria do Céu Antunes, ministra da Agricultura e da Alimentação participou, no dia 25 de Agosto, numa degustação e prova de espumantes cooperativos portugueses na Fatacil, em Lagoa.

A participação decorreu no stand institucional da Direção Regional da Agricultura e Pescas do Algarve, em que estiveram presentes quatro adegas, nos quais uma delas era a Adega Favaios, para demonstrarem os seus espumantes, do moscatel branco ao rosé, e esteve presente, entre outras entidades, Luís Encarnação, presidente da Câmara Municipal de Lagoa

O discurso da ministra foi marcado com os temas da seca e da falta de água e promete continuar a incentivar através dos movimentos associativos para que o agricultor possa utilizar os instrumentos que tem à disposição para fazer agregação de parcelas através do instrumento parcelado do ordenado. 

«No ponto de vista do vinho e da vinha, vamos continuar a implementar o programa Vitis, programa de grande sucesso nacional, porque dos cerca de 67 milhões de euros utilizado nas suas quatro dimensões no regime muito simples», refere Maria do Céu Antunes.

A ministra demonstrou preocupação com a situação da seca e com a falta de água no Algarve.                       

«O Algarve, neste momento, está pior que o Alentejo em bom rigor. A situação é mais grave nas albufeiras desenvolvidas, 60 delas tem mais 9% de capacidade armazenada do que tinham ao ano nesta parte, dá-nos uma segurança para o próximo ano», refere a ministra da Agricultura e da Alimentação.                                                                                   

Referiu, ainda, que a quantidade de água nos sequeiros é a mais baixa comparativamente ao ano passado, em que os agricultores pecuários tem sentido uma dificuldade acrescida. Devido à situação, a autarca finaliza o discurso com o alerta que precisa-se haver respostas para esta situação de emergência.

«Precisamos de preparar o nosso futuro coletivo onde a água é determinante para mantermos a vida no planeta essencialmente preocupante para nós. Para ter disponibilidade de água disponível para mantermos os nossos sistemas alimentares temos que contrariar aquilo que são os efeitos do aumento da temperatura dos territórios como este onde estamos a encontrar», alertou.      

Esta ação resultou na parceria entre a Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal (Confagri) e a Câmara Municipal de Lagoa, e estiveram presentes espumantes da Cooperativa Agrícola do Távora, Adega Cooperativa de Cantanhede, Adega Cooperativa de Figueia de Castelo Rodrigo e Adega Cooperativa de Favaios, pelo que esta já tem um histórico com mais de 70 anos.

No dia da visita, houve milhares de pessoas que visitaram a feira e nessa noite de 25 de Agosto atuaram Os Quatro e Meia.                 

A Fatacil termina hoje com o concerto da Mariza com a Orquestra do Algarve. Para além do concerto, haverá espetáculos do setor equestre, uma das atrações da feira que trás nomes de qualidade nacional e internacional. 

A feira está aberta das 18h00 às 1h00. 

Para mais detalhes sobre os bilhetes, consultar aqui

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                

Fotos: Cátia Rodrigues


Estrela Do Amanhecer