26-12-2022
O tradicional Mergulho Solidário de Natal regressou em força para apoiar as famílias carenciadas de Armação de Pêra,no dia 25 de Dezembro.
A iniciativa foi criada há 19 anos através de clientes do hotel Holiday Inn, depois começou a juntar-se dinheiro para doar aos mais necessitados, fez-se divulgação e começou a surgir cada vez mais pessoas a participarem ao longo dos anos.
O evento cresceu, parou durante a pandemia, e este ano voltou com um novo organizador, o Clube de Carros Clássicos do Barlavento, juntamente com o Agrupamento de Escolas Silves Sul e a Junta de Freguesia. O Holiday Inn, o organizador-fundador da iniciativa, apoiou também e ofereceu o habitual chocolate quente para quem quisesse usufruir após o mergulho.
Muitos portugueses, e não só, juntaram-se e participaram, uns pela primeira vez e outros já o fazem como uma tradição de Natal, por uma causa e pelo divertimento.
«Eu gostei de participar. A água estava fria, mas foi divertido, todas as pessoas se juntaram. Viemos da Alemanha para cá e pesquisamos online coisas para fazer no dia de Natal e encontramos este evento», conta Naomi, participante.
«Moro aqui há 18 anos e nunca vi a água assim, fiquei surpreendido que a água estivesse agradável, ao ponto das pessoas ficarem mais tempo», afirma Sérgio, organizador do evento.
«Era uma coisa que nós não fazíamos, uma coisa nova, acho que é para continuar, pois ver as pessoas aqui vale a pena», concluiu.
Quente ou fria, as opiniões diferem, mas foi uma missão completa, em parte, pois dia 1 de Janeiro irá se realizar novamente, no mesmo local e organização.
«Para mim é a primeira vez e vou voltar dia 1 de Janeiro em Armação de Pêra», refere um dos participantes após mergulhar.
Tradição que já fica marcado na agenda de cada um, que junta todos num só local, fica a promessa que é para continuar, não só para o Ano Novo, mas futuramente.
Texto| Fotos: Cátia Rodrigues| Estrela do Amanhecer