16-1-2023
O XXIV Encontro de Janeiras, organizado pela Casa do Povo de Alcantarilha, Pêra e Armação de Pêra, ocorreu este domingo, às 21h00, na Igreja Matriz de Armação de Pêra.
O encontro, para acabar em "grande" as épocas festivas, ocorreu, este domingo, na Igreja Matriz de Armação de Pêra com a participação de três grupos: Grupo Janeireiros do Rancho Folclórico e Etnográfico de Montenegro(Faro), Grupo Janeireiros do Rancho Folclórico e Etnográfico de Faro e o Grupo de Janeireiros da Associação Cultural e Recriativa dos Olhos de Água (Albufeira) (ACRODA).
Sorrisos, cantorias, alegria e aplausos foram algumas das expressões que se fez causar para manter o calor da emoção e combater o frio que se fazia no exterior.
Apesar das temperaturas baixas, muitas pessoas se juntaram e fez-se encher a "sala de espetáculos" para ouvir as músicas a anunciar o nascimento do Menino Jesus e desejar um bom ano.
No final de cada atuação, houve a entrega da "esmola" a cada grupo, em que consistia numa cesta com produtos alimentares, ao representar o que se fazia antigamente.
As janeiras são uma tradição em Portugal em que um grupo de pessoas, com diferentes instrumentos, canta pelas ruas, de porta em porta, a pedir esmola, ou seja, as sobras das festas Natalícias. Este acontecimento começa no dia 1 de Janeiro, e prolonga-se ao longo de todo o mês. As músicas, normalmente, são simples, conhecidas, mudando apenas de terra para terra, e louvam o Menino Jesus e entre outras entidades.
Texto|Fotos: Cátia Rodrigues
Estrela do Amanhecer