16-10-2023
O Festival Encontros de DeVIR regressa ao Algarve para a sua 9º edição com teatro, dança, escrita, fotografia , cinema, ilustração e diferentes geografias até ao dia 25 de Janeiro.
O Festival já começou em Bragança no dia 20 de Setembro com uma performance de José Laginha com o "eucomlógica".
Nos dias 12 e 13 de Outubro rumou a Loulé com o teatro "Aquilo que há-de vir" de Paula Diogo, "O que restará depois da guerra" escrita por Yuliia lliukha , desenho digital de Oksana Drachkovska e espetáculo "Playa Futura & o Futuro das Praias".
As próximas demonstrações serão esta semana, dias 19 e 20 às 10h30 (escolas do secundário) e 21 às 21h30 (público em geral) no Centro de Artes Performativas do Algarve (CAPa) em Faro, com o teatro "Caravela", a escrita "A eterna idade" e o espetáculo "Playa Futura & o Futuro das Praia II", com o custo de 6 euros de entrada. Ainda no dia 20, às 21h30, haverá o "ato único", noite em que vários fotógrafos ucranianos comentam as suas fotografias da guerra. A entrada é livre.
O Cineteatro Louletano volta a receber espetáculos nos dias 24 às 10h30 (escolas do secundário) e dia 25 às 10h30 (escolas do secundário) e 21h00 (público) a começar por "(Dis)connect, uma dança de Dmytro Grynov, a escrita "Pelo amor é que vamos", desenho digital "A Cristina Faz" e o espetáculo "Playa Futura & o Futuro das Praias III.
A regressar a Faro, desta vez no auditório do IPDJ, recebe "Super Natural" de Jorge Jácome, teatro Praga dançando com a Diferença, um cinema de entrada livre.
Nos dias 26 (para o secundário) e 27 (público), no CAPa, haverá o workshop Free Limits com o custo de 5 euros de inscrição.
No dia 28, às 9h30, vai até Olhão o "(em)RISCO", em que inclui um almoço com o valor de 15 euros, haverá uma aula de yoga na praia e um passeio comentado de uma exposição de fotografia. No mesmo dia, às 21h30, no CAPa, haverá conversas informadas com alguns nomes como Ócar Ferreira e Fernando Perna, de entrada livre.
Em Novembro, nos dias 2 e 3 às 10h30 (secundário) e no dia 4 às 21h30 (público), no CAPa, haverá a performance "1998-elemento 1-água", a escrita de Stanislav Aseyev, desenho digital de Mari Kinovych e o espetáculo "Playa Futura & o Futuro das Praias IV", com a entrada num valor de 6 euros.
No concelho de Loulé, a Galeria de Arte da Praça do Mar de Quarteira recebe, de 8 de Novembro a 13 de Janeiro, a exposição de fotografias "24.02.2022", com entrada livre.
Em 2024, nos dias 17 e 18 de Janeiro, às 10h30, a performance "eucomlógica" ruma ao Centro Cultural de Lagos para as escolas do secundário.
No dia 20, no mesmo local, às 21h00, recebe o teatro "Caravela", a escrita "Pelo amor é que vamos", o desenho digital "A Cristina Faz", e o espetáculo "ato único".
Por fim, nos dias 24 e 25, às 10h30, o Centro Cultural de Lagoa recebe a performance "eucomlógica".
De Janeiro a Março de 2024 haverá uma apresentação nas escolas da região "Artepensamento&informação".
O Festival “Encontros do DeVIR” teve a sua 1ª edição em 2012. É organizado pelo CAPa, Centro de Artes Performativas do Algarve, uma estrutura transdisciplinar sediada no centro do Faro, cuja actividade nuclear é o Programa de Residências de Criação. O Festival decorre em várias cidades do Algarve e apresenta criações de criadores nacionais e internacionais nas áreas da dança, música, teatro, escrita, vídeo e fotografia. O programa inclui espetáculos, performances, exposições, workshops, visitas guiadas, vídeos e palestras.
Para mais informações do programa, consulte aqui.
Estrela Do Amanhecer