20-8-2024
A Feira da Dieta Mediterrânica regressa a Tavira com as atuações de Rui Veloso e "Amália Hoje", de 5 a 8 de Setembro.
Esta Feira inclui a participação de países, instituições nacionais e regionais, representantes e manifestações dos patrimónios imateriais reconhecidos pela UNESCO, expositores de artesanato e produtos tradicionais, além de mostras botânicas e de sementes. Haverá também demonstrações gastronómicas e música mediterrânica com concertos ao vivo de intérpretes de Espanha, França, Itália, Marrocos e Macedónia.
Música portuguesa, danças tradicionais, artes performativas, exposições e visitas voltam a integrar este vasto programa multicultural. Este ano, a Ordem dos Arquitectos – Secção Regional do Algarve promove uma exposição, mesa redonda e visita à obra galardoada na 3ª edição prémio regional de arquitetura.
Estão previstos, igualmente, diversos seminários, nomeadamente, no dia 5, a “Importância da Sustentabilidade e Saúde dos Solos”, no Centro de Experimentação Agrária de Tavira.
Destaque para os espetáculos que, durante os quatro dias, animam, de forma gratuita, diferentes espaços.
A colaboração da Fundação INATEL é uma das novidades desta edição, cuja programação terá lugar, no palco da antiga lota, onde a música portuguesa marcará presença.
No dia 5, quinta-feira, no espaço da antiga lota, o INATEL apresenta o projeto “Cara de Espelho”, que reúne seis ilustres figuras da música portuguesa. No palco do Castelo, o cantor espanhol de flamenco cigano, Duquende, presta homenagem a Paco de Lucía. E, na Praça da República, na noite inaugural da Feira atua o pai do rock português, o cantor Rui Veloso. A acabar a noite, no Jardim do Coreto, os portugueses "Balsol" trarão o baile tradicional.
Na sexta-feira, dia 6, Júlio Pereira, músico e instrumentista do cavaquinho, apresenta-se, no palco INATEL (antiga lota). No palco do Castelo, estarão os italianos “Kalàscima”, um grupo que mistura a antiga música de dança ritual tradicional de Taranta (Salento, sul da Itália) com influências como Balkan, Klezmer, irlandesa e música eletrónica. Na Praça da República, o projeto pop português “Amália Hoje” com Sónia Tavares, e logo de seguida, no Jardim do Coreto, “Trigo Migo” de Itália.
O programa do certame reflete um trabalho de colaboração desenvolvido pela comissão organizadora.
Estrela Do Amanhecer