11-9-2023
Inauguração de uma exposição, concerto "inédito" e contrato assinado de 22 fogos de habitação foram algumas das atividades realizadas no âmbito das comemorações do Dia do Município de Faro, celebrado na passada quinta-feira, dia 7 de Setembro.
As comemorações do Dia do Município de Faro começaram previamente no dia 6 de Setembro com a inauguração da nova localização da escultura "Neptuno", de Pedro Cabrita Reis, autor que esteve presente também na inauguração da exposição "Emergente", pertencente ao BoCa (Biennial of Contemporary Arts) na Fábrica da Cerveja.
O ponto alto foi o concerto "inédito" de António Zambujo, Buba Espinho e Luís Trigacheiro, em que não só assinalou o início das comemorações de Faro, mas também a abertura do Festival F.
Já no dia 7, ocorreu o hastear de bandeiras, a devida cerimónia solene, a inauguração das toponímias das Pracetas Cristóvão Nobre e Cabrita Neto, em que estiveram presentes as devidas famílias das personalidades homenageadas. A não esquecer da toponímia da Avenida Aníbal Guerreiro que também foi inaugurada.
Em seguida, foi feita a assinatura do contrato para os 22 fogos habitacionais na Rua Ludovico Menezes, mesmo debaixo de chuva, onde estiveram presentes Marina Gonçalves, ministra da habitação, arquiteto António Palma, arquiteto Armando Gago, Filipa Serpa, vice-presidente do Instituto de habitação e da reabilitação urbana (IHRU) e José Apolinário, presidente da CCDR.
Esta obra trata-se de um edifício habitacional com 22 fogos na Rua Ludovico Menezes, perto do Liceu de Faro, destinados a famílias de baixos rendimentos. O edifício tem um investimento de 2,8 milhões de euros, é dividido em dois blocos de 4 pisos, cave comum e um espaço no rés de chão destinado ao Grupo Teatro Lethes. Este grupo espera este espaço há mais de 30 anos para executar as suas atividades artísticas.
Foi assinado o contrato na passada quinta-feira, espera dentro de dias o auto de consignação para que as obras possam começar. A obra terá um prazo de um ano e meio para ser finalizada. No início do próximo ano espera-se a visita da ministra da habitação para ver o decorrer das obras.
Neste momento, Rogério Bacalhau, presidente da Câmara Municipal de Faro, revela haver muitos projetos habitacionais a serem construídos de forma a dar respostas a toda a população. São 90 fogos a custos controlados a terminarem as construções e prontos a serem atribuídos, um dos blocos a terminar em Dezembro e outro bloco no primeiro trimestre do próximo ano, há 49 fogos em Montenegro que iniciaram há 3 meses, são 49 alojamentos para os pescadores da Praia de Faro, e há estes 22 fogos que estão para começar. Para estes 22, vão ser propriedade do município e será feito concurso para a atribuição, em função do agregado familiar. As famílias com menos rendimento estarão na frente da lista.
Os projetos de Estói e Braciais terão avanço no próximo ano, segundo Rogério Bacalhau aos jornalistas. Estes projetos serão construídos 275 e 70 fogos a custos controlados, respetivamente.
Este é a atualidade do programa "1ºDireito" no concelho de Faro.
Estas obras são competência do Governo, e a ajuda do IHRU são «fundamentais», pois se fosse só pelo município não haveria capacidade financeira, sendo que seria mais de 80 milhões de euros de investimentos nos próximos anos.
Rogério Bacalhau referiu, ainda, que o problema da habitação resolve-se através da «conjunção» dos setores públicos e privados, há neste momento muitos fogos a serem construídos em Faro, o que vai ajudar o problema de habitação em Faro.
O Dia do Município terminou com a assinatura do contrato para a construção da EB1 Afonso III e com a cerimónia de inauguração do monumento com o símbolo da cidade Hayward, localizado em frente ao Pavilhão da Penha. O último momento, em que contou com a preseça de Mark Salinas, presidente do concelho municipal de Hayward, e os devidos acompanhantes, foi celebrado com muitos sorrisos, agradecimentos e fotografias.
Fotos|Texto: Cátia Rodrigues
Estrela Do Amanhecer