24-3-2023
Estudantes da Universidade do Algarve (UAlg) manifestaram-se, hoje, em silêncio, no Monumento do Estudante, em Faro.
Para assinalar o Dia Nacional do Estudante, centenas de estudantes da UAlg manifestaram-se em silêncio, das 00h00 às 00h25, no Monumento do Estudante, perto da rotunda do hospital, em Faro. Cada aluno, trajado ou não, assinalou que a academia estava de luto de velas acesas.
Na manifestação, para além de muitos estudantes, esteve presente Fábio Zacarias, presidente da Associação de Estudantes da Universidade do Algarve, membros da mesma associação e membros da VersusTuna.
A luta destes estudantes passa por pedir um reforço nos apoios sociais fornecidos aos alunos universitários para que possam continuar os seus estudos, pelo revisão do Regime Jurídico das Instituições do Ensino Superior, sendo que os elementos para tal foram escolhidos pelo Ministério, promover a participação dos jovens a nível político, associativo e cívico, o acesso à saúde mental, sustentabilidade, como por exemplo sem pobreza, zero fome, saúde e bem-estar, e qualidade na educação.
Para além destes objetivos, lutam pelo acesso a produtos de higiene menstruais a todas as mulheres e o cumprimento do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior, pois o Governo falhou a promessa das 12 mil novas camas.
"Que o silêncio ecoe mais do que um milhão de vozes", refere a Associação Académica na história do Instagram.
Fotos/Texto: Cátia Rodrigues
Estrela Do Amanhecer