Centenas de pessoas visitaram o primeiro dia do Festival MED
28-6-2024
Centenas de pessoas visitaram o primeiro dia do Festival MED, em Loulé. Este evento que comemora 20 anos de existência, decorre até ao dia 30 de Junho, com o Open Day.
Muita música, dança, animação, aplausos, fotografias e vídeos, elementos que não faltaram na primeira noite do festival.
Kumbia Boruka, Nomad, Cara de Espelho, Albaluna, João Frade, Puuluup e Ballaké Sissoko foram alguns dos artistas presentes que animaram o público.
Os panos azuis, vermelhos e amarelos que já decoram as ruas de Loulé fazem adivinhar que o Festival MED começou ontem, no dia 27 de Junho. O evento regressa à Zona Histórica da cidade até ao dia 30.
A World Music é o grande destaque do cartaz cultural do MED e este ano serão 90 horas de música, 54 concertos, 378 músicos de 31 países diferentes (é a edição com o maior número de nacionalidades) que irão atuar nos 12 palcos instalados ao longo do recinto, numa edição em que arranca um novo capítulo, com um país convidado, o Reino de Marrocos.
Motivos musicais não vão faltar nestes 20 anos de MED. Mas o programa cultural é muito mais abrangente, desde logo com o Cinema MED, que traz a sétima arte aliada à música ao vivo. Na Literatura, a escritora louletana Lídia Jorge participa na conferência “Materializar as palavras – Da escrita à ação cívica”, por Mahi Binebine, o autor do livro “O Sono da Escrava” que será apresentado nesta ocasião. Esta é, de resto, uma das iniciativas que o país convidado nesta edição, o Reino de Marrocos, traz ao Festival.
O souk marroquino, no Claustro do Convento, irá agregar toda a riqueza cultural deste país, da gastronomia ao artesanato, da dança à música, num espaço com uma decoração tradicional de Marrocos.
Há muito para ver, ouvir, sentir e experienciar nestes dias, sendo que o domingo, 30 de junho, é o dia aberto, de entrada gratuita, em que todos os visitantes terão a oportunidade de vivenciar um pouco do espírito do MED, através de alguns concertos ou da gastronomia de diferentes países. Neste dia há também dois showcookings, apresentados pela Associação In Loco e pela Tertúlia Algarvia.
As Poesias do Mundo, o palco MED Classic dedicado integralmente à música erudita, a animação de rua, as artes plásticas, o espaço MED Kids e muitas outras valências fazem parte de um programa que, mais uma vez, aposta na qualidade e no propósito de surpreender os visitantes.
Os bilhetes estão à venda no Cineteatro Louletano ou em Bol.pt. Nos dias do Festival podem ser adquiridos na Bilheteira MED, localizada na Praça da República.
O Festival MED tem o apoio da RTP e da RDP.
Hoje há mais música com bandas de vários países, que têm como nome Roberto Fonseca, Oum, Acácia Maior, Teresinha Landeiro, Delfina Cheb, entre outros.
Fotos: Cátia Rodrigues
Estrela Do Amanhecer