11-2-2024
Loulé, Tavira, Olhão, Quarteira ou Armação de Pêra, foram alguns dos pontos do Algarve que cancelaram o desfile de Carnaval deste domingo, devido às condições meteorológicas.
Após consulta a várias entidades ligadas à previsão meteorológica, a Câmara Municipal de Loulé decidiu cancelar o primeiro dia do desfile do Carnaval de Loulé, marcado para este domingo, 11 de Fevereiro, às 15h00, na Avenida José da Costa Mealha.
Segundo a organização do evento, mesmo que durante a tarde o tempo melhore, a chuva prevista para os momentos que antecedem o arranque do desfile poderia pôr em causa toda a logística do corso, em particular os trajes e decorações. Isto porque os carros alegóricos precisam de estar a postos algum tempo antes do início da festa e, sendo estes decorados com flores de papel, poderiam ficar danificados com a chuva, estragando o trabalho realizado nas últimas semanas e comprometendo os dois outros dias de desfile.
É para evitar que a festa fique estragada nos três dias, que os 14 carros alegóricos e 600 figurantes que este ano trazem o tema “À descoberta dos ODS” saem à rua apenas na segunda-feira e terça-feira de Carnaval, este último dia o ponto alto dos festejos.
De referir que quem adquiriu bilhete para domingo poderá usá-lo nos dois dias subsequentes.
A autarquia apela à compreensão de todos e aguarda a presença de muitos foliões nos dias 12 e 13 de Fevereiro para um Carnaval «repleto de momentos de alegria e de diversão».
Apesar do corso carnavalesco estar cancelado, o programa "Aqui Portugal", da RTP, anima até às 20h00, em Loulé.
Em comunicado, a Junta de Freguesia de Armação de Pêra deixou a mensagem nas redes sociais de que «A segurança e o bem-estar de todos os participantes são a nossa maior prioridade, e após avaliação cuidadosa, concluímos que é prudente adiar o evento».
Esta mensagem é deixada de forma semelhante por outras autarquias do Algarve, tais como Tavira, Olhão e Quarteira, na esperança de realizarem o desfile na terça-feira.
Texto: Cátia Rodrigues
Estrela Do Amanhecer