8-5-2024
O Cineteatro Louletano recebe a apresentação da 20ª edição do Festival MED, no domingo, 12 de Maio, às 17h00.
Neste momento serão divulgados todos os artistas que fazem parte do cartaz deste ano, bem como anunciadas as novidades e a programação referentes ao “País Convidado”, o Reino de Marrocos, não só em termos musicais, mas também nas outras vertentes culturais. Este capítulo do “País Convidado” inicia-se em 2024 e será um dos destaques nesta edição em que o MED celebra duas décadas de existência.
Esta apresentação contará ainda com um o projeto Lá no Xepangara, a homenagem lusófona a José Afonso.
O coletivo liderado por Manuel de Oliveira, que reúne artistas como Isabel Novella (Moçambique), Selma Uamusse (Moçambique), Fred Martins (Brasil), Karyna Gomes (Guiné Bissau) e Edu Mundo (Portugal), estreou em janeiro na Casa das Artes de Famalicão, no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 74.
O espetáculo Lá no Xepangara, que agrega ainda duas ações educativas, irá circular o país ao som da música e da palavra de José Afonso. O projeto pretende refletir sobre a forte presença da cultura africana na vida e obra de José Afonso e o seu papel na luta pela descolonização, democratização e pelo desenvolvimento da sociedade e cultura lusófonas.
A partir da obra de José Afonso, como exemplo paradigmático do papel determinante da arte e da cultura na revolução portuguesa, o projeto tem como principal objetivo a aproximação da comunidade lusófona e dos jovens a uma personalidade incontornável na luta pela Democracia, enaltecendo assim a contemporaneidade e, sobretudo, o caráter universal da obra de José Afonso. O coletivo conta ainda com Pedro Oliveira na percussão, João Frade no acordeão, Albano Fonseca no baixo e com a consultoria de Viriato Teles.
Lá no Xepangara é um concerto com o selo “MED Flavour”. Os bilhetes têm um preço único de 5 euros.
Recorde-se que os 20 anos do Festival MED terão como país convidado o Reino de Marrocos. Entre os nomes já confirmados contam-se Anthony B (Jamaica), Antti Paalanen (Finlândia), Bixiga 70 (Brasil), Dubioza Kolektiv (Bósnia e Herzegovina), Mazgani (Portugal/Irão), Oum (Marrocos), Tito Paris (Cabo Verde) ou a portuguesa Teresinha Landeiro.
Estrela Do Amanhecer