26-12-2023
Mais de uma centena de pessoas rumaram à praia de Armação de Pêra, perto do Hotel Holiday Inn, para relembrar a importância da solidariedade nesta época natalícia.
Com a água apelativa para entrar e sem quaisquer ondas, residentes da vila, ou não, vieram até à praia para mergulhar pela solidariedade. Muitos optaram por molhar só os pés, ficar a tirar fotografias ou mesmo só assistir.
Esta tradição decorre há mais de 20 anos, sempre com o mesmo objetivo: a diversão e um "mergulho" de ajuda para as famílias carenciadas locais através de donativos, que mais tarde serão entregues à Junta de Freguesia e a verba total reverte-se em cabazes de alimentos.
Apesar de já ter mais de duas décadas, só há dois anos é que o evento é organizado pelo Clube de Carros Clássicos do Barlavento. Antes, este evento estava a cargo de Vicki Good e da organização do Holiday Inn.
Segundo Sérgio Costa, um dos organizadores do Mergulho Solidário, não custa acordar cedo para participar nesta iniciativa, pois acaba por ser com gosto realizá-lo.
«Isto já se torna uma rotina. Dá sempre trabalho, mas para nós é um prazer. Em relação a acordar (cedo), não é sempre bom, mas quando nós chegamos aqui e vemos a maneira humana das coisas aparecerem, achamos que vale a pena acordar», conta Sérgio, um dos organizadores do Mergulho Solidário.
Para Rogério Pinto, a outra "cabeça" organizadora do evento, «quando há um esforço que nós não fazemos por gosto, as coisas já são mais complicadas. Portanto, neste momento fazemos isto com agrado».
No ano passado foram entregues à Junta de Freguesia de Armação de Pêra 2.394.50 euros e a meta de 2023 é ultrapassar essa verba. Antes do Natal foram entregues 1.800 euros, doados por um particular e uma empresa de forma a dar um "empurrão".
O mergulho de Natal já foi um sucesso.
Se perdeu este, ainda terá a oportunidade de dar um mergulho de solidariedade de Ano Novo, no dia 1, às 10h30, no mesmo local. Em vez de traje de Pai Natal, poderá trazer pijama.
Fotos: Cátia Rodrigues
Estrela Do Amanhecer