18-11-2022
A Galeria de Arte Pintor Samora Barros abre as suas portas, no dia 19 de Novembro, para a conversa sobre “A conservação do nosso mar – o que cada um pode fazer”.
A conversa “A conservação do nosso mar – o que cada um pode fazer” é inspirada na exposição de ilustrações de Mary Berry, com curadoria de João Espada e sob o título “Colocar os Pontos nos I’s, na prevenção dos Oceanos”.
Ao longo da conversa vai-se focar em dois temas, "A nossa lixeira é ali, logo depois da areia", e "Aquecimento global e alguns dos seus impactos no oceano", referindo, nos temas, os impactos que a atividade humana tem no Oceano Global e como é necessário reverter a situação.
A iniciativa, que contou com o apoio do Centro de Ciência Viva do Algarve e do seu projeto PrOceano, traz até à galeria de artes de Albufeira, o biólogo Miguel Rodrigues para que, das 15h00 às 17h00, se discuta a importância da comunidade na defesa do mar e das espécies marinhas.
A exposição “Colocar os Pontos nos I’s, na prevenção dos Oceanos” de Mary Berry, artista albufeirense, foi inaugurada no dia 4 de Novembro.
Segundo a autora, procura sensibilizar para o cuidado com os oceanos e a vida marinha, apelando à ação conjunta para a proteção do mar, para a diminuição do consumo de plástico e para a sustentabilidade.
A exposição, que serve de mote à conversa, está patente na Galeria de Arte Pintor Samora Barros até ao dia 25 de Novembro, com entrada gratuita de segunda a sábado, das 09h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30.
O biólogo Miguel Rodrigues é natural de Viana do Castelo e desde muito jovem que tinha interesse pelo meio natural e pela sua conservação. Licenciado em Biologia na Universidade de Aveiro, realizou o estágio final pelas Serras Algarvias, ao estudar o habitat do lince ibérico.
Começou a exercer a profissão de docente em 1998 e está destacado desde 2015 no Centro de Ciência Viva do Algarve.
Tirou o curso de mergulho aos 27 anos e realizou uma formação profissional como Padi Divemaster. No âmbito das funções no CCAlg, tem dinamizado várias atividades e apresentações ligadas à conservação dos oceanos, preservação de espécies, o impacto do aquecimento global e com o problema do lixo marinho dos micro-pláasticos.
Estrela do Amanhecer